Setecidades Titulo
Missão de coronel da PM é reduzir roubo na região
Por Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
22/10/2005 | 07:41
Compartilhar notícia


O novo comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área/Metropolitano 6), o coronel da PM Renato Aldarvis, 48 anos, assumiu oficialmente o cargo sexta-feira com a missão de diminuir o índice de roubos e furtos de carros na região. Feito que há anos a Secretaria Estadual de Segurança Pública tenta, mas não consegue resolver. "Em breve, vamos implementar novas estratégias de ação (em fase de planejamento) visando dar conta desse tipo de delito. Temos certeza de que as perspectivas são muito boas e que os resultados serão visíveis", assegurou.

Aldarvis, apontado como um dos pioneiros na implementação da gestão de qualidade na corporação, assumiu falando em metas. "Nosso objetivo é fazer uma polícia mais voltada para o trabalho técnico do que uma polícia empírica, visando sobretudo bons resultados", afirma o coronel. No Grande ABC, terá trabalho para diminuir o índice de roubos e furtos de carros, que subiu em cinco cidades no último semestre. Em São Bernardo, o aumento foi de 44% e em São Caetano, de 25%. Só no primeiro trimestre de 2005, 5.547 veículos foram roubados ou furtados na região. Mesmo assim, o coronel é otimista. Postura justificável de quem viu o índice de homicídios diminuir 64% na zonal Sul da capital, em sua gestão no 1º Batalhão de Policiamento Metropolitano, em 2004.

Para combater os traficantes de drogas, que têm poder absoluto em muitas favelas da região, ele aposta na parceria com a população. "Vamos trabalhar de uma forma muito intensa com os conselhos comunitários de segurança, assim como fizemos na zona Sul (da capital)", diz Aldarvis, promovido de tenente-coronel a coronel em março deste ano. O comandante aprova operações nos moldes da promovida pela Tropa de Choque, que ocupou a favela Tamarutaca, em Santo André, e a do Jardim Elba, na zona Leste da capital, de 28 de agosto a 14 de outubro. "Nós também vamos instituir novas estratégias, tanto do ponto de vista preventivo quanto repressivo para que os ambientes estejam sobre o domínio da lei e da ordem."

Aldarvis planeja ações localizadas para a região. Um dos pontos é a área do 2º subdistrito de Santo André, conhecida como a faixa de gaza do crime, devido ao alto número de confronto entre polícia e bandidos. Em 2004, o fogo cruzado na área resultou na morte de 41 civis pela polícia.

No mês em que dois jovens foram baleados em circunstâncias suspeitas por policiais militares na região, o coronel anuncia uma nova tentativa de diminuir a investida da PM contra civis. "Estamos instituindo forma de instrução ponto a ponto, que é a instrução diária a todos os policias militares, com temas doutrinários e temas técnicos." No sábado, o manobrista Adonias Gonçalves de Oliveira, 21 anos, foi baleado no horário de serviço por um PM que estava de folga, em São Bernardo. Na terça-feira, foi a vez do operador de máquinas Jefferson Ribeiro, 24, ser baleado a caminho da escola.

Contra o crime organizado, o coronel acredita que a maior contribuição que a PM pode dar é cumprir sua tarefa de policiamento ostensivo. "Mesmo porque essas organizações são um fenômeno mais carcerário: as ruas não sofrem com essa ameaça."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;