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Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

08/09/2010 | 07:09


Claudinei Plaza/DGABC

O Fiat Idea passou por várias mudanças para a linha 2011 que fizeram bem ao modelo - terceiro colocado em emplacamentos de monovolumes no acumulado de janeiro a agosto, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 15.959 unidades. O que mais chama a atenção é o novo design, desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina.

As linhas estão mais harmoniosas e dão ar mais sofisticado ao carro. Na traseira, agradam as novas lanternas iluminadas por LEDs - o Idea é o primeiro carro nacional a oferecer essa tecnologia. Na dianteira, faróis polielípticos de dupla parábola oferecem melhor distribuição da luz. Eles ficaram maiores e mais inclinados.

Avaliamos a versão Adventure Dualogic, que possui para-choques e apliques das caixas de roda e das laterais específicos, dando-lhe ar robusto. O estepe continua à mostra, recoberto por um protetor que foi desenvolvido para este novo Idea. Embora as montadoras afirmem que pesquisas feitas com consumidores desse segmento de veículos aventureiros gostem do estepe na tampa traseira, o sistema torna mais trabalhosa a abertura do porta-malas, pois exige que o condutor destrave a tampa e o estepe, puxe-o para o lado esquerdo e depois levante a tampa.

INTERIOR
Por dentro, o volante é novo e tem toque de esportividade. No teto, agrada o console com quatro porta-objetos e espelho vigia para o banco traseiro - item que deixa as mães mais tranquilas com a possibilidade de ficar de olho nas crianças que vão atrás.

Outro detalhe que faz diferença é a adoção de fechadura elétrica no porta-malas em todas as versões. Não há mais tambor e a tampa traseira pode ser aberta a distância ou de dentro do carro pressionando o botão do telecomando ou o de travamento das portas na parte central do painel.

MOTOR
Sob o capô, a boa surpresa fica por conta do novo propulsor E.torQ 1.8 16V Flex, que entrega 130 cv de potência com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo, de 18,4 mkgf (gasolina) e 18,9 mkgf (etanol), é atingido a 4.500 rpm.

Com o novo motor, produzido na fábrica FPT - Powertrain Technologies em Campo Largo, Paraná, o desempenho do Idea aventureiro melhorou e o monovolume demonstra mais disposição para enfrentar subidas íngremes e ultrapassagens. Sua aceleração da imobilidade aos 100 km/h leva 11,6 segundos com gasolina e 10,8 segundos quando abastecido com etanol.

A versão Dualogic, que custa R$ 59.010, é uma boa opção para quem não quer ficar pisando na embreagem no anda-e-para da cidade. Mas vale lembrar que, como todo câmbio automatizado, sua atuação é diferente da de uma transmissão automática, e o motorista sente as trocas de marchas.

EQUIPAMENTOS
O Idea Adventure sai bem recheado de fábrica, com itens como direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, air bag duplo, freios ABS, computador de bordo, volante e banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção, spoiler, chave canivete com telecomando, faróis de neblina, CD player com MP3, apóia-braço central para o motorista, barras no teto, bússola e inclinômetro, grade frontal cromada com inscrição Adventure, estepe fixado na porta traseira (com trava antifurto), protetor de cárter, rodas com pneus de uso misto 205/70 R15, suspensão elevada e porta-objetos no assoalho do porta-malas.

Números

MOTOR
1.8 16V E.TorQ Dualogic Flex

TORQUE
18,4 mkgf (g) / 18,9 mKgf (e) a 4.500 rpm

POTÊNCIA
130 cv (g) / 132 cv (e) a 5.250 rpm

ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H
11,6 s (g) / 10,8 s (e)

VELOCIDADE MÁXIMA
178 km/h (g) / 180 km/h (e)



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