Embora se restabeleçam as relaçoes diplomáticas entre o Ira e os Estados Unidos, este edifício, que fica no centro de Teera, nao será a sede de uma futura embaixada, garantem fontes diplomáticas.
O imóvel, que está bem conservado, tomou um aspecto austero que contrasta com a grande animaçao que reinava quando era o ``ninho de espioes' dos norte-americanos, segundo a terminologia da República Islâmica, que acusa o ex-Xá de ter sido o ``vassalo' dos Estados Unidos. As fotos do aiatolá Khomeini, fundador da República Islâmica e inimigo do ``Grande Sata', estao em toda parte, dentro e fora do edifício.
Perto da ex-embaixada, em um canto da avenida Mahmud Talaghani, que tem este nome em homenagem ao aiatolá assassinado pouco depois da revoluçao e que continua sendo uma referência para os xiítas iranianos por seu ódio aos norte-americanos, fica um dos restaurantes mais importantes de Teera, o Sagha, que serve pratos iranianos e internacionais.
Na antiga embaixada, sao treinados centenas de jovens que irao para a Universidade Militar Ima Hossein, a mais prestigiada do Ira.
Os Guardiaes da Revoluçao, recentemente subordinados a um comando militar, estudam ou trabalham em quatro instituiçoes: a Organizaçao de Altos Estudos Militares, a Escola Eletrônica Militar, o Centro Shaukat e a Alta Escola Militar de Teera.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.