Setecidades Titulo SSP
Homicídios têm queda de 44,4%

Estatísticas criminais divulgadas ontem pela
Secretaria apontam alta nos roubos e furtos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
25/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O número de homicídios no Grande ABC teve queda de 44,44% na comparação entre fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2015. Conforme os dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, foram registradas dez vítimas no último mês e 18 no ano passado. A redução segue tendência da Capital e do Estado, que apresentaram baixa de 8,16% e 13,57% nos índices respectivamente.

Em contrapartida, os registros de furto e roubo de veículos, que apresentaram queda na maior parte do ano passado, voltaram a subir. O furto de veículos teve alta de 1,56% e o roubo de 16,36%.

Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, os dados refletem dificuldade de reduzir a criminalidade em algumas localidades da região. “Adotamos, desde o fim do ano passado, mudanças nas estruturas das operações, que têm conseguido conter a elevação desses indicadores, mas não reverteram resultados positivos no último mês. A única coisa que posso garantir é que vamos trabalhar intensamente para melhorar esses números”, afirmou.

O roubo e o furto em geral também registraram aumento, sendo o primeiro em 21,50% e o segundo em 19,66%. Apenas São Caetano (-10,32%) e Diadema (-2,16%) tiveram redução no número de furtos. O mesmo aconteceu em relação aos roubos em Santo André (-3,18%) e São Caetano (-1,27%).

O coronel destacou ainda que, no próximo mês, deverá ser iniciada campanha de conscientização junto à população sobre atitudes que podem evitar possíveis roubos, como o hábito de mexer no aparelho celular em lugares como pontos de ônibus. A ação vai ser desenvolvida em toda a Região Metropolitana por meio de propagandas e orientações. “Conversamos com representantes que estão nos apoiando a desenvolver essa campanha. No próximo mês, pretendemos mostrar alguma coisa nas ruas e vamos fazer o anúncio a toda a sociedade.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;