Política Titulo São Bernardo
Rafael Demarchi escolhe PRB e apoiará Alex

Vereador era aliado petista desde a eleição de 2012 e agora confirma ingresso em legenda de oposição

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
23/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Após se desfiliar do PSD na sexta-feira, no último dia da janela de troca partidária, o vereador de São Bernardo Rafael Demarchi anunciou ontem seu ingresso no PRB, que apoiará projeto do deputado federal Alex Manente (PPS) na corrida pelo Paço no pleito de outubro. Estreante no Parlamento, Rafael se aliou ao PT na eleição de 2012, que reelegeu o prefeito Luiz Marinho (PT), permanecendo na base de sustentação durante todo o mandato.

O PRB filiou recentemente o vereador João Batista, ex-PTB, e o presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Luís Ricardo Davanzo, e pode ser uma das siglas a indicar o nome para ocupar a vaga de vice na chapa de Alex.

Rafael revelou que, embora tenha migrado para projeto oposicionista, irá manter acordo de governabilidade estabelecido com Marinho até o fim deste ano, devendo conseguir preservar a indicação dos cargos na administração petista.

“Eu creio que não deixarei de apoiar os projetos do prefeito, pois o meu compromisso quando sai candidato a vereador (em 2012) era ajudar o governo até 31 de dezembro de 2016. Então, minha meta é dar sustentabilidade às boas propostas do Executivo. Agora, o que não concordar, votarei contra”, alegou.

Sobrinho do ex-prefeito Walter Demarchi (1993-1996), Rafael foi um mais dos votados na eleição de 2012 ao angariar 5.469 adesões. Em 2014, concorreu ao posto de deputado federal. Recebeu 31.583 votos, ficando na suplência.

“No PSD desenvolvi uma amizade com o (Gilberto) Kassab (ministro das Cidades e presidente licenciado do PSD) e ele me deu liberdade. E minha escolha pelo PRB é por encontrar o mesmo que achei na antiga legenda, principalmente nesta possibilidade de falar direto com o presidente”, pontuou o parlamentar, referindo-se ao mandatário nacional do PRB, Marcos Pereira.

Nas justificativas, Rafael evitou criticar diretamente a gestão petista. No entanto, pontuou “desgaste” na parceria, detalhando o episódio da ideologia de gênero. “Eu sempre fui contra e o PT é favorável à introdução do termo no Plano de Educação. Isso desgastou. O Marinho é um grande prefeito, com realizações importantes, mas acredito que a administração poderia ter mais humanização. E isso é o que tem sido destacado no projeto com o Alex”, acrescentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;