Setecidades Titulo Meio Ambiente
Região adere à Hora do Planeta
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Vários países comemoram hoje a Hora do Planeta. O evento é uma iniciativa da ONG (Organização Não Governamental) Rede WWF e visa chamar a atenção da sociedade para o aquecimento global e o perigo das mudanças climáticas.

Neste ano, três cidades da região vão aderir ao movimento, apagando as luzes de prédios públicos das 20h30 às 21h30. Santo André informou que irá desligar a iluminação do Executivo e da Secretaria de Cultura. A administração informou que vai manter as luzes necessárias para garantir a segurança dos locais.

Em São Bernardo, serão apagadas as luzes do Paço Municipal e do Parque da Juventude Città Di Maróstica. Em Diadema, os locais escolhidos são o Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves e o Monumento aos Migrantes. Para a secretária do Meio Ambiente da cidade, Denise Ventrici, “os monumentos que serão apagados estão em locais de grande movimento e vão sensibilizar as pessoas que passam pelas ruas e avenidas.”

A Prefeitura de São Caetano informou que não tem eventos agendados para a data, mas orienta os moradores, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a fazer parte da campanha a respeito da conscientização sobre a economia de energia elétrica apagando as luzes de suas residências das 20h30 às 21h30 de hoje.

Rio Grande da Serra informou que não terá programação voltada para o evento e as demais cidades não responderam.

O evento foi criado em 2007, em Sidney, na Austrália, e desde então vem mobilizando um número maior de cidades em todo o mundo. No ano passado, aconteceu no dia 28 de março e apagou as luzes de 626 ícones em todo o País, reunindo mais de 4.000 pessoas no evento oficial na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A adesão foi de 185 municípios – incluindo todas as capitais e o Distrito Federal –, a maior participação desde que a campanha começou a ser realizada no Brasil, em 2009.

ATIVIDADES

A Casa Ronald McDonald, localizada em Santo André, tem eventos relacionados à Hora do Planeta em todo o fim de semana. Além de apagar as luzes do prédio, hoje, às 10h, está prevista a palestra Tráfico de Animais e a Preservação do Meio Ambiente, ministrada pelo biólogo Rodrigo Barbassa.

Amanhã, às 14h30, o grupo ABC do Bem fará oficina de Páscoa com as crianças, adolescentes e pais. Durante a atividade, serão realizadas a confecção e decoração de bolachas, cupcakes e bombons.

A iniciativa é uma parceria com o Rotary Club. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;