Internacional Titulo
EUA afirmam ter matado autor do pior atentado do Iraque
Por Da AFP
09/09/2007 | 10:17
Compartilhar notícia


Um militante da Al Qaeda responsável pelo atentado mais sangrento já perpetrado no Iraque, que deixou 400 mortos em 14 de agosto no norte do país, foi morto durante uma operação aérea americana.

"No dia 3 de setembro, um ataque conduzido por um avião da coalizão permitiu matar o terrorista responsável pelo trágico atentado cometido em 14 de agosto contra a comunidade dos yezidis, no norte do Iraque", declarou um porta-voz militar, o contra-almirante Mark Fox.

Abu Mohammed al-Afri, mais conhecido como Abu Jassem, foi morto numa operação aérea 110 km ao sudoeste de Mossul, segundo Fox. O contra-almirante afirmou que o terrorista era um dos mais próximos colaboradores de Abu Ayub al-Masri, o egípcio que assumiu o comando da Al Qaeda no Iraque.

 "Abu Jassem já não representa mais uma ameaça para o povo iraquiano", garantiu o porta-voz.

O ataque - Em 14 de agosto, a minoria religiosa curda dos yezidis, no norte do Iraque, foi alvo do atentado mais mortífero perpetrado no país desde o início da guerra, em março de 2003. Quatro caminhões-bombas explodiram nas aldeias de Al-Khataniyah e de Al-Adnaniyah, na província de Ninive, matando mais de 400 pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;