Internacional Titulo
Espião do FBI teve acesso a segredos de Estado
Por Das Agências
22/02/2001 | 14:04
Compartilhar notícia


O agente do FBI detido por suposta espionagem, Robert Hanssen, tinha acesso praticamente ilimitado a segredos de Estado e conhecimentos muito profundos de informática, que poderiam ter posto em risco a segurança nacional, garante nesta quinta-feira o jornal The Washington Post.

Segundo a publicação, que cita David Major, um dos chefes de Hanssen durante 20 anos no FBI, este último tinha 'acesso a tudo: todas as fontes, todos os métodos, todas as técnicas e todos os alvos'.

Hanssen era subdiretor da divisão de inteligência do FBI responsável pela ex-União Soviética. 'Muito pouca gente no campo da contra-espionagem pode saber de tudo. Ele sabia em parte', disse Major.

Outro amigo do agente detido, Paul Moore, que também é citado pelo Post, declarou que os conhecimentos de informática de Hanssen eram brilhantes.

Ele podia, segundo Moore, programar em duas linguagens e criou um sistema de recepção de mensagens que foi adotado na sede do FBI.

O jornal USA Today disse que, no início dos anos 90, ele conseguiu abrir arquivos do escritório responsável pela contra-espionagem russa e apresentou esse fato aos seus superiores como uma amostra da 'vulnerabilidade do sistema'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;