Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Áustria rejeita intervenção da UE em conflito russo-ucraniano sobre gás


Da AFP

03/01/2006 | 16:30


O ministro da Economia austríaco, Martin Bartenstein, rejeitou nesta terça-feira a intervenção da União Européia (UE) no conflito entre a Rússia e a Ucrânia sobre o gás.

"Para nós, o problema deve ser resolvido de forma bilateral" através da negociação, declarou Bartenstein, cujo país ocupa desde 1º de janeiro a presidência rotativa da UE.

O contencioso sobre o preço do gás russo "deve ser solucionado" entre Kiev e Moscou, acrescentou.

O ministro austríaco explicou que "o vice-presidente da (empresa russa) Gazprom, Alexandre Medvedev, e um dirigente da (ucraniana) Naftogaz" expressarão suas opiniões a respeito da crise durante uma reunião de especialistas em energia da UE, nesta quarta-feira, em Bruxelas.

Bartenstein advertiu que "a confiança" na Rússia para fornecer gás à Europa "poderá ser seriamente afetada", referindo-se à redução do fornecimento em 40%, o que já afetou a Hungria.

Para a Áustria, "a primeira lição a ser aprendida é que é um fator negativo depender em 60% do gás russo que chega através de um só gasoduto", estimou.

O consórcio estatal russo Gazprom anunciou domingo que estava cortando o fornecimento de gás à Ucrânia por causa de uma desavença sobre o preço. Em seguida, acusou Kiev de "roubar" o gás que passa por seu território com destino à Europa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;