A Eletra, empresa de São Bernardo, irá produzir, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a Induscar-Caio, de Botucatu, o primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, que deverá estar nas ruas do Rio de Janeiro até junho de 2006.
De acordo com o contrato assinado na semana passada, a universidade entrará com os recursos e desenvolverá a célula de combustível em parceria com a Eletra, e a Induscar-Caio montará a carroceria. O ônibus deve custar entre 70% e 80% mais que um veículo normal, o que deve ser compensado pelo seu rendimento e principalmente porque não depende do petróleo para funcionar, segundo informações da Induscar-Caio. E existe ainda a vantagem ambiental, já que será silencioso e terá o vapor de água como único resíduo.
O hidrogênio para a movimentação do ônibus pode ser obtido a partir de reações feitas a partir da água, da palha de arroz, do bagaço de cana e do gás natural. O veículo, na forma que está concebido, deverá possuir pilhas combustíveis que serão alimentadas com o hidrogênio, com autonomia para rodar 300 quilômetros entre um abastecimento e outro.
Atualmente, existem 80 ônibus movidos a hidrogênio, funcionando em caráter experimental na Alemanha, Suécia, Estados Unidos e outros países. Com o projeto a ser desenvolvido pela universidade carioca e as duas empresas paulistas, o Brasil também entrará nesse grupo de pesquisas podendo, no futuro, atender à demanda interna e ainda exportar os veículos, pois atualmente os ônibus brasileiros já têm boa aceitação no mercado externo.
A Eletra foi escolhida pela UFRJ para participar do projeto por ser responsável pela fabricação dos primeiros ônibus híbridos com tecnologia totalmente nacional. Os veículos apresentam redução de 92% de poluentes (fumaça preta) e economia de 20% a 30% de combustíveis em relação aos similares movidos a diesel, segundo dados da própria UFRJ. O modelo é baseado em um motor a diesel, que opera em sistema fixo de rotação e alimenta um conjunto de baterias para fornecer energia a motores elétricos.
O ônibus híbrido já rendeu à empresa de São Bernardo o segundo lugar na categoria Energia da premiação internacional do World Technology Awards, em junho de 2003. Atualmente, existem 40 ônibus com essa tecnologia em circulação na Região Metropolitana de São Paulo.
A Eletra possui também um veículo híbrido na frota da cidade do Rio de Janeiro em caráter experimental. A empresa poderá fornecer cerca de 50 ônibus articulados híbridos para o município, que começariam a operar nos Jogos Pan-americanos de 2007. As negociações com a Prefeitura do Rio devem durar seis meses.
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