Cultura & Lazer Titulo MÚSICA
Deep Purple consegue inovar
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
11/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Em tempos em que quem não se reinventa é atropelado, a banda britânica Deep Purple passa das quatro décadas de vida e tenta não agonizar. Sem disco novo na praça já há 11 anos, o quinteto, que tem como único integrante original o baterista Ian Paice, se apresentou em 2011 no lendário festival de jazz de Montreux, na Suíça.

Gravado junto de orquestra, o registro filmado na noite de encerramento chega agora às lojas no DVD 'Deep Purple with Orchestra Live At Montreux 2011' (ST2, R$ 37 em média).

Regida pelo maestro Stephen Bentley-Klein, a orquestra de 38 músicos Neue Philharmonie, de Frankfurt, abre o concerto com 'Deep Purple Overture'. Faixas clássicas e algumas delas até já meio batidas - como 'Woman From Tokyo' -, mas que não podem ficar de fora, recheiam o show.
Mas com discografia invejável e canções de fazer suspirar qualquer fã do gênero, o grupo não fica só nos clássicos, aproveita a oportunidade e mergulha em seu acervo. Ilustradas pela voz de Ian Gillan, as canções 'Hard Lovin' Man' - do disco 'In Rock', de 1970 - e 'No One Come', do pesado 'Fireball', já fazem valer a pena o investimento.

Em plena harmonia musical, a banda promove, ao lado da orquestra, arranjos interessantes para a delicada 'When a Blind Man Cries'. Outro bom momento fica por conta de 'Maybe I'm Leo', também do disco 'Machine Head', reproduzido quase na íntegra durante o show.
A banda ainda relembra os tempos de seu primeiro vocalista, Rod Evans, com a faixa 'Hush'. Clássicos absolutos como 'Perfect Strangers', do disco homônimo de 1984 que marcou o retorno da banda aos palcos, 'Smoke On The Water' e a mais recente 'Rapture Of The Deep' também dão ar da graça.
Ainda assim, com tantas músicas de dar água na boca, um disco novo cairia muito bem nesse momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;