Economia Titulo
Escola referência aposta em Desafio
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
01/10/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


A EE Padre Anchieta, do bairro Piraporinha, em Diadema, tem mantido seus méritos de avaliação e aposta na preparação dada aos estudantes antes do Desafio. Este ano, a escola ganhou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar relacionado ao desempenho de ensino do ano passado. Entre 67 escolas públicas, a EE Padre Anchieta conseguiu classificação entre as sete melhores do Estado em qualidade de ensino. Em 2008, a escola também obteve resultados acima da média estadual no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e no nacional no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participante de todas as edições do Desafio de Redação do Diário, a direção aposta em um trabalho conjunto com o grêmio estudantil da escola para alinharem propostas de interesse dos estudantes, como a vinda de palestrantes e professores que possam discursar sobre o tema drogas. Ontem, aproximadamente 300 alunos entregaram suas produções literárias do tema Crack, Tô Fora!.

O presidente do grêmio estudantil, Gabriel Gomes, 14 anos, relatou o quanto os malefícios da droga podem acometer a família inteira do dependente. "É uma droga fácil de ser encontrada. Os usuários sentem alucinações e depois buscam por mais. Alguns até batem em familiares e roubam produtos de casa para vender e arrumar dinheiro para sustentar o vício."

De agosto em diante, a escola optou por promover atividades relacionadas às drogas, o que melhor embasou as informações dos jovens para alcançar boa atuação na prova. "Eles pesquisaram e fizeram trabalhos para promover o debate. A proposta do Diário é muito boa, pois eles se incentivaram com o tema em questão e devem produzir bons trabalhos. Ninguém se isentou da discussão", explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Lilian Destro.

Eliseu Vitor, 12 anos, aluno do 7º ano do Colégio Castro Alves, também no bairro Piraporinha, estudou sobre o tema a partir de depoimentos de ex-usuários de drogas que leu na Internet. "É bom saber para não acontecer com as crianças. Os pais devem informar os filhos que não devem andar com jovens que usam", opina.

REGULAMENTO
O vencedor geral do Desafio será conhecido em premiação a ser realizada no dia 23 de novembro. Entre os prêmios secundários reservados às melhores produções de texto estão televisores, bicicletas e computadores. O vencedor geral ganhará bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e o aluno poderá escolher o curso de sua preferência.

O Desafio de Redação é patrocinado pela Petrobras e correalizado pela USCS e DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;