No entanto, os analistas políticos assinalam que esta popularidade é uma reação emocional frente à falta de confiança no ex-primeiro-ministro Yoshiro Mori.
A equipe de Koizumi conta com o apoio de 84% das pessoas entrevistadas pelo jornal Asahi Shimbun, superando os índices de todos os governos japoneses anteriores desde que o jornal começou a realizar este tipo de pesquisa, em 1946.
A pesquisa foi realizada com uma amostragem de 2.394 eleitores durante o final de semana passado.
Outra pesquisa elaborada pelo jornal com maior tiragem do Japão, o Yomiuri Shimbun, reflete que o gabinete de Koizumi conta com o apoio de 85,5% dos 1.987 entrevistados, também no final de semana passado.
Koizumi, 59 anos, é considerado um político atípico no Japão devido a seu modo direto de falar e um discurso que quebra com as práticas tradicionais do Partido Liberal Democrata (PLD), do qual é o novo presidente. Seu governo inclui um número recorde de mulheres, cinco, e três membros da sociedade civil.
Tal popularidade, no entanto, não é saudável para a duração de sua administração, opinam os analistas. A popularidade de Koizumi deverá ainda enfrentar a prova da evolução econômica no Japão, disseram.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.