Economia Titulo
Petroquímicas investem em gestão de resíduos
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
24/09/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Uma prática que alia o compromisso com o meio-ambiente à redução de custos das empresas, a gestão de resíduos tem ganhado cada vez mais espaço nas indústrias petroquímicas do Grande ABC.

A gestão de resíduos, que compreende estudos de alternativas para reduzir a geração de lixo, ampliar a reciclagem e melhorar o reaproveitamento ou transformação desses subprodutos em fonte de energia, insere-se em políticas de desenvolvimento sustentável das empresas do setor.

Um exemplo nesse sentido é da fábrica da Suzano Petroquímica em Mauá, que colhe frutos de um novo projeto de reciclagem de sobras de madeira de paletes (material que serve para o empilhamento de produtos), ou geradas na construção civil e em podas de árvore.

A companhia doa essas sobras para a empresa Reciclatec, que disponibiliza uma caçamba para recebimento da madeira e se responsabiliza pelo transporte para processamento – para alimentação de fornos.

“A solução apresenta ganhos interessantes. A Suzano eliminou custos de frete e destinação, além de obter melhorias ambientais”, explicou Nelson Christianinni, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da petroquímica.

No período de julho de 2006 a junho de 2007, deixaram de ir para o aterro sanitário 175 toneladas de madeira da unidade da Suzano, o que resultou em uma economia de mais de R$ 76 mil.

Outra companhia que investe na prática ambientalmente correta é o grupo Unipar, que controla a Polietilenos União e Divisão Química, ambas em Mauá.

O grupo conseguiu neste ano reduzir em 10% o lixo comum (correspondente a 10 toneladas), por meio de campanhas de conscientização e melhoria de processos.

Segundo o gerente de qualidade, meio ambiente segurança e saúde da Unipar, Eduardo Sanches, a redução de custos não se dá apenas com menores gastos com transporte e com a colocação de resíduos nos depósitos, mas também com a possibilidade de colocar recurso humano (pessoal) em outras atividades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;