Setecidades Titulo
Inquérito apura crime ambiental no Jd.Represa
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
11/10/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


A Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente abriu inquérito para apurar possível crime ambiental cometido pela Prefeitura de São Bernardo e a empresa Lowe, prestadora de serviços à administração. Um caminhão foi flagrado pela Guarda Civil Municipal retirando água de uma fossa e jogando no captador de águas pluviais, no Jardim Represa. Dentro do veículo, além do motorista da empresa, estava um fiscal da Prefeitura. A pena para o crime, artigo 54 da lei 9605/98, é de multa e detenção de um a quatro anos.

Guardas municipais receberam a denúncia e acompanharam o trajeto do caminhão. Segundo o delegado Antônio Mesquita, os guardas teriam flagrado a irregularidade. No caminhão, estavam um funcionário da empresa Lowe, de recolhimentos de dejetos em fossas, e um fiscal da Prefeitura. O fiscal teria dito à polícia que retiraram água da chuva da fossa de uma escola e depositaram em bocas-de-lobo do Jardim Represa, próprias para captação de águas pluviais. “O raciocínio estaria certo se a água não tivesse sido retirada de uma fossa, onde costumam ser depositados dejetos”, diz o delegado Mesquita.

O caminhão foi apreendido pelo delegado e devolvido em depósito (provisoriamente) para o motorista da Lowe. O Diário procurou a empresa, que tem sede no bairro Cooperativa, mas funcionários não quiseram se manifestar e se recusaram a transferir a ligação para a direção. Segundo a empresa, todas as informações seriam dadas pelo Departamento de Água e Esgoto da Prefeitura. Em nota, a administração municipal afirma que vai apurar o caso.

Segundo o delegado, a empresa será intimada a apresentar o contrato de prestação de serviços com a Prefeitura. No documento, o delegado espera encontrar as especificações sobre o trabalho combinado com a administração. Será também solicitado que a empresa apresente o endereço do local onde costuma descarregar os dejetos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;