Política Titulo
Marquinho usará Assembleia para chegar ao Paço
Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
29/12/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


O ex-deputado estadual Marquinho Tortorello (PPS-São Caetano), que retornará à Assembleia em passagem relâmpago (será encerrada em meados de março), vai aproveitar o curto tempo no Parlamento do Estado para começar a cavar espaço para as eleições municipais de 2012. Segundo ele, um bom trabalho na Casa significará sair na frente para ser o candidato a vice ou a prefeito de São Caetano, apoiado pelo grupo do chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PTB).

"Se eu conseguir trazer divisas para São Caetano, é lógico que alavancaria uma possível vice, ou até mesmo uma candidatura a prefeito", analisa. "Mas quem decidirá isso será o Auricchio", atenta.

Marquinho refez as pazes com o prefeito no ano passado. Em 2008, candidatou-se a vereador e se aliou ao tio, Jayme Tortorello (PT), que concorreu à Prefeitura com Auricchio. Com a volta dos bons entendimentos com o Executivo, o popular-socialista enxerga possibilidade real de contar com o apoio do grupo governista para chegar ao Paço.

"Preparei o partido para lançar candidato a prefeito ou a vice do grupo do governo. O PPS está com o Auricchio", pontua, ao justificar a esperança.

Sobre retomar o cargo de deputado estadual, Marquinho diz estar ansioso. Ele herdará cadeira deixada por Davi Zaia (PPS), nomeado secretário de Emprego e Relações do Trabalho pelo governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB). "Não esperava retornar tão cedo... Não disputei as eleições deste ano. Tirei férias da política para colocar ordem nos negócios", revelou.

A atuação na Casa irá até 15 de março, quando tomarão posse os deputados eleitos neste ano. O popular-socialista turbina em um mês sua estada na Assembleia, desconsiderando o recesso parlamentar. "Serei deputado a partir de 3 de janeiro", sinaliza. "Durante o recesso só não tem sessão. Os trabalhos ocorrem normalmente."

Nos dois meses e meio em que será deputado, Marquinho receberá salário total de R$ 31 mil, e participará de 17 sessões ordinárias, a partir de 1º de fevereiro. Nas plenárias, tentará articular a aprovação de projetos de sua autoria que ficaram pendentes em seus dois mandatos (1999 a 2003 e 2003 a 2007), entre eles o que obriga o Estado a fornecer protetor solar de graça a profissionais de Educação Física que trabalham expostos ao sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;