Internacional Titulo
Polícia realiza gigantesca operaçao antidrogas na Colômbia
Do Diário do Grande ABC
13/09/2000 | 08:39
Compartilhar notícia


Pelo menos cinco mil hectares de plantaçoes de coca foram queimados nos últimos dias pela polícia colombiana numa regiao do sul do país, na fronteira com o Equador, durante uma gigantesca operaçao na qual também foram apreendidos 133 quilos de cocaína.

O diretor da Polícia, general Luis Gilibert, disse à imprensa que a operaçao, que se estenderá por mais uma semana, é a segunda maior realizada neste ano e utiliza um efetivo de cerca de 200 homens da divisao antidrogas, com avioes e helicópteros Black Hawk.

A chamada operaçao ``Manglar' se concentra numa zona inóspita entre os municípios de Barbacoas, Roberto Payán e San José de Ipiales (950 km ao sul de Bogotá). Segundo as autoridades, guerrilheiros esquerdistas e paramilitares de extrema direita, em disputa pelo controle da produçao de drogas, ocupam a regiao.

O general Gilibert estima que a destruiçao das plantaçoes de coca e o desmantelamento dos laboratórios evitará a produçao anual de 29 toneladas de cocaína, o equivalente a 288 milhoes de doses nos mercados internacionais.

Gilibert revelou ainda que, somente este ano, foram queimados pela divisao antidrogas 37.387 hectares de folhas de coca e 7.325 de flor de papoula - matéria-prima da heroína.

Também foram destruídos 286 complexos para o processamento de drogas e confiscadas 420 toneladas de insumos sólidos, 484 mil galoes de insumos líquidos, 21.876 quilos de cloridrato de cocaína, 9,3 toneladas de base de coca e 427 quilos de ópio, morfina e heroína. Além disso, foram apreendidas 286 armas de fogo, 49 avioes, 470 veículos, 433 embarcaçoes e destruídas 45 pistas de pouso ilegais.

A Colômbia é o maior produtor de cocaína do mundo e grande provedor de heroína.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;