Internacional Titulo
EUA e Grã Bretanha fazem plano para deixar o Iraque, diz jornal
Da AFP
28/01/2005 | 09:33
Compartilhar notícia


A edição desta sexta-feira do jornal britânico The Guardian informou que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estabeleceram nesta semana, de maneira privada, uma estratégia para a retirada de suas tropas do Iraque.

O secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, e seu colega britânico, Geoff Hoon, concordaram com um planejamento baseado na duplicação do número de policiais iraquianos e na criação de unidades paramilitares. Os dois chegaram a estas conclusões seguindo as recomendações do general da reserva americano Gary Luck, que foi enviado ao Iraque em dezembro pelo Pentágono.

Cerca de 150 mil homens da coalizão liderada pelos Estados Unidos estão no Iraque, e eles serão substituídos gradualmente pelas forças policiais iraquianas, que estão recebendo uma formação mais qualificada.

Segundo uma fonte da Defesa britânica, citada pelo The Guardian, a ajuda da Espanha e da Itália pode ser solicitada para o treinamento dos iraquianos.

Apesar de os Estados Unidos e da Grã-Bretanha desejarem uma retirada assim que a situação se estabilizar no país árabe, o general Luck acredita que ainda vai demorar vários anos para a polícia iraquiana se tornar operacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;