Cultura & Lazer Titulo
Filme 'O Toque do Oboé' é acusado de plágio
Por Do Diário do Grande ABC
24/09/1999 | 10:42
Compartilhar notícia


A estréia do filme brasileiro "O Toque do Oboé" foi suspensa pela justiça paraguaia na quinta-feira (23) porque a direçao do longa-metragem é acusada de plagiar uma obra do escritor Mario Halley Mora, 72 anos.

A açao foi movida pelo próprio Mora, que alega que o filme dirigido por Claudio McDowell com roteiro do paraguaio Hugo Gamarra foi copiado sem autorizaçao do conto "A Quebra do Silêncio", publicado em 1985.

A exibiçao de "O Toque do Oboé" foi proibida em locais públicos, privados, canais de televisao aberta e a cabo, além de fitas de vídeo, de acordo com uma resoluçao do juiz Neri Joel Kunzle.

O filme ganhou oito prêmios internacionais desde 1997 e conta a história de um músico estrangeiro (interpretado por Paulo Betti) que se refugia num povoado rural para morrer. O som de sua música, tocada por um oboé (na obra de Mora o instrumento é um trompete) sensibiliza a populaçao local.

As informaçoes sao da Reuters.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;