Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Alpharrabio celebra dia da poesia

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Luciane Mediato
Especial Diário do Grande ABC

14/03/2011 | 07:00


Quando pensamos em poesia logo nos lembramos do estilo lírico, intimista e romântico, tão difundido. Para comemorar o Dia Nacional da Poesia, Zhô Bertholini quis sair deste padrão. O poeta lança edição de Os Cigarristas, zine de poesias sobre a realidade urbana, que chega hoje à Livraria Alpharrabio, em Santo André.
A publicação que homenageia os poetas brasileiros está na quinta edição. Autores fiéis às publicações alternativas, Zhô e Jurema Barreto de Souza persistem na realização do sonho de imprimir a poesia que apreciam, compartilhando de forma gratuita a arte literária com fãs do gênero.

A inspiração deste zine foi o poema concreto São Televisão, de Erivelto Busto Garcia. "Quando li o texto, pensei em homenagear a poesia de reflexão sem lirismo. Um dos resultados foi o texto Via Única que, além de falar sobre o congestionamento do Carnaval e o alívio do estresse, faz com que pensemos sobre como levamos a vida", explica Zhô.

Um dos exemplos do experimentalismo da poesia concreta é TV Grama, de Augusto de Campos, que tem como artifício visual a formação de caça palavras. "A ideia do zine com este estilo de poesia é transformar os poemas em um elemento visual de comunicação".

Os Cigarristas - Lançamento. Na Livraria Alfarrabio - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438.4358. Hoje, às 18h. Grátis.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;