Internacional Titulo
Inverno rigoroso nos EUA faz nevar na Califórnia
Por Da AFP
18/01/2007 | 14:28
Compartilhar notícia


O inverno nos Estados Unidos, que já havia deixado mais de 60 mortos e centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica, continua castigando boa parte do país com temperaturas extremas e, inclusive, uma nevasca na Califórnia.

Uma camada de neve esbranquiçou as colinas de Malibu, localidade próxima a Los Angeles, conhecida por abrigar residências de famosos atores da indústria cinematográfica. O local é famoso também por suas praias e o sol forte.

Também nevou sobre Los Angeles, um raro acontecimento provocado pelas baixas temperaturas registradas na Califórnia (leste). A onda de frio, que já dura seis dias, "deu uma guinada surreal" com a neve, opinou o jornal Los Angeles Times, que previu temperaturas igualmente baixas para esta quinta-feira.

O severo clima levou inclusive ao fechamento de uma importante estrada que liga Los Angeles a Sacramento, capital do estado. O governador Arnold Schwarzenegger declarou estado de emergência na Califórnia, onde a importante indústria de frutas cítricas viu suas plantações dizimadas, com perdas calculadas em mais de um bilhão de dólares.

Temperaturas frias foram registradas também no Texas (sudoeste), com 7,6 centímetros de neve acumulada em Dallas. As escolas de San Antonio e Houston suspenderam suas atividades por causa das chuvas. Um quarto da totalidade dos vôos do concorrido aeroporto de Dallas foi cancelado nesta quarta-feira, segundo a imprensa local.

O gelo nas estradas segue sendo a principal preocupação em grande parte dos Estados Unidos, sobretudo num momento em que os serviços meteorológicos prognosticaram que as baixas temperaturas permanecerão nos próximos dias.

Além disso, cerca de 300 mil pessoas dos estados centrais do país seguiam sem eletricidade, 100 mil deles em Missouri e 92 mil em Oklahoma, disse a rede CNN. O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou emergência para Oklahoma no domingo e para Missouri na segunda-feira, a fim de liberar fundos federais para a região.

O governador de Oklahoma, Brad Henry, visitou lugares afetados e declarou ao jornal The Oklahoman: "Parece uma zona de guerra", opinou. "É difícil imaginar que o gelo possa causar tanto dano", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;