Estocolmo, que preside a UE pela primeira vez desde sua adesao em 1995, afirmou que concentraria seus esforços em três temas principais: a expansao da UE ao Leste, novas diretrizes de emprego e proteçao do meio ambiente. O primeiro-ministro sueco, Goeran Persson, falou ainda sobre a necessidade de melhorar as relaçoes entre com a Rússia.
A Suécia é um dos países da UE, com a Dinamarca e Gra-Bretanha, que decidiram conservar suas moedas nacionais, pelo menos na primeira etapa da conversao. Apesar disso, Estocolmo prometeu tomar as medidas necessárias para garantir a implementaçao da uniao monetária.
O pouco interesse da Suécia nos preparativos para a adoçao do euro deve ser minimizada pelo "Grupo Euro", formado por ministros das Relaçoes Exteriores de 12 países, liderados pela Bélgica no momento, que vai presidir a UE no segundo semestre de 2001.
Durante o próximo ano, deve ser garantida a emissao de cédulas e moedas que serao colocadas em circulaçao no dia primeiro de 2002. A partir desta data, cerca de 300 milhoes de europeus passarao a usá-las em suas transaçoes diárias.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.