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Mauá Plaza está perto da ocupação total
Por Rita Camacho
Do Diário do Grande ABC
01/04/2005 | 15:02
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O Mauá Plaza Shopping, que completará três anos em maio, projeta para setembro a locação total dos menos de 5% de espaço ainda disponível. O shopping que informa a maior frequência mensal em comparação com os concorrentes da região – 1,3 milhão de pessoas – tem 204 lojas e capacidade para mais 16. Apenas nos últimos dias, ganhou três: Tent Beach (surfwear), garota.br (moda jovem feminina) e Alpha Center Sport (artigos esportivos). Também fecharam acordo e devem se instalar nas próximas semanas a Hortelã Modas, a DIC Tênis e a Colinas (moda jovem). Outras duas grifes – Colcci e TNG, ambas de confecção – estão “em negociação”, segundo a administração do shopping, embora a primeira já tenha espalhado faixas pela cidade anunciando o novo endereço.

O centro de compras tem agora 1.770 m² disponíveis para locação, o que corresponde a 4,7% do total de área destinada a lojas (37.181 m²). A ociosidade era de 10% em novembro de 2004. Nesse ritmo, nem a saída recente de outras três lojas, Bolinha de Sabão (roupa infantil), Tabacaria Defendi e Sunlight (surfwear), diminui o entusiasmo do gerente geral do shopping, Fernando Rodriguez.

“É natural que nos dois ou três primeiros anos de instalação de um shopping 10% das lojas, por motivos operacionais ou de mix, sejam substituídas. É uma questão de assentamento”, argumenta o gerente. Ele explica que os 16 módulos ainda disponíveis têm tamanhos diversos e vários deles estão em posição isolada. “Mas tenho casos também de três lojas vizinhas que podem ser locadas em conjunto.” Com âncoras de peso, entre as quais Hipermercado Extra, C&A, Casas Bahia, Ponto Frio e Marisa, e estacionamento – agora pago – para 2,7 mil veículos, o gerente Rodriguez está seguro da ocupação total do shopping. “Teremos 100% de ocupação em setembro.”

A praça de alimentação, por exemplo, esgotou a lotação com a chegada da Pastel & Amor e da Mais Pizza & Grill, que abriram as portas em novembro. Cláudia dos Santos, moradora de Mauá e franqueada da Pastel & Amor, afirma que o movimento no Mauá Plaza já é equivalente ao da unidade do Shopping ABC, em Santo André, da qual era proprietária. A aprovação do público a incentivou a diversificar o cardápio com a introdução de massas, experiência inédita na rede.

Novidade no shopping, a Alpha, com quatro unidades em São Paulo (Lapa, Vila Madalena, Jardim América e Shopping D), instalou no último dia 21 a primeira loja fora da capital e espera atrair público das outras cidades da região. O foco principal da rede são os praticantes de tênis, mas adeptos de outras modalidades esportivas também podem encontrar equipamentos e acessórios. “Em São Paulo eu recebia muitos clientes de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires. Por isso, decidi investir nesta região. Meu preço é competitivo e isso vai trazer o público dessas cidades para a loja de Mauá”, acredita o empresário Oscar Rufino, que não revela o valor total do investimento na loja com quase 100% de produtos  importados, 170 m² de área e seis funcionários. “É alto”, resume.

Já a garota.br é a estréia de Kênia Azevedo Fernandes e seus sócios no comércio. Ela, o marido, a irmã e o cunhado – todos moradores de Mauá – investiram R$ 120 mil no negócio. A projeção mensal de faturamento é de R$ 50 mil. A loja multimarcas – entre as quais Pacific Blue e Di Fiori – tem 34 m² e está localizada próxima ao espaço de eventos. A inauguração aconteceu no último sábado. “Mesmo em pleno feriado prolongado, muita gente veio conhecer e fizemos diversas vendas”, afirma Kênia, também gerente da loja, que emprega mais quatro pessoas. O público-alvo da garota.br são mulheres de 18 a 35 anos. O plano dos proprietários é transformar a marca garota.br em grife, para que tenham sua própria coleção e, no prazo de dois anos, possam abrir uma segunda loja no Grande ABC.

A Tent Beach é uma rede com 25 lojas que teve origem na região há 15 anos, quando o empresário Carlos Araújo inaugurou a primeira unidade – hoje desativada – na rua Campos Salles, no Centro de Santo André. A loja do Mauá Plaza, aberta no último sábado, é o sétimo endereço em funcionamento no Grande ABC. Em Santo André, a Tent está no Shopping ABC, onde há duas unidades, uma delas exclusiva de moda feminina, a Tent Girl – as outras lojas na cidade ficam no ABC Plaza, e na rua Ramiro Colleone, no Centro, que conta com pista de skate. Em São Bernardo, a Tent está nos shoppings Marechal e Metrópole. A rede está presente também em Campinas e em mais 17 endereços na capital. Há cinco anos, a marca lançou confecção própria, com coleções para os públicos feminino e masculino. Ricardo Batanero de Barros, responsável pela área de marketing da empresa, avisa que os planos agora são distribuir as coleções para o interior do Estado.

A unidade Tent Beach de Mauá já saiu na frente das demais filiais em relação à adesão ao cartão de crédito da loja, administrado pelo banco ABN, que possibilita pagamento em até quatro vezes sem juros ou em parcela única para 40 dias, sem entrada. “Estamos fazendo uma média de 15 cartões por dia em Mauá”, diz Batanero, que não informou o investimento na loja de 120 m². No total, a rede possui 40 mil clientes titulares do cartão, que também oferece programa de milhagem com direito a prêmios. No ano passado, a rede ofereceu uma viagem a Porto Seguro (BA).

No ranking de faturamento, Batanero informa que as lojas do ABC Plaza e do Metrópole estão entre as cinco primeiras da rede. As líderes em venda estão nos shoppings Aricanduva e Tatuapé. “Não é só praticante de surfe que determina o consumo. Tem muito simpatizante que quer participar desse mundo e entra pela porta do consumo”, avalia Batanero.



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