Internacional Titulo
Pequeno avião atinge prédio em Nova York
Do Diário OnLine
11/10/2006 | 20:10
Compartilhar notícia


Um pequeno avião se chocou nesta quarta-feira contra um edifício em Nova York, deixando pelo menos dois mortos, no que foi classificado como um acidente, mas que detonou um alerta e provocou o envio de caças, cinco anos depois dos atentados do 11 de Setembro.

Um instrutor de vôo e seu aluno morreram na colisão contra um prédio de Manhattan, confirmou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que negou qualquer caráter terrorista no incidente.

"Foi um acidente que custou a vida de duas pessoas", disse Bloomberg, acrescentando que ninguém do prédio se machucou.

Segundo a imprensa americana, um dos mortos era Cory Lidle, jogador de beisebol dos Yankees de Nova York.

A Casa Branca comentou que a informação disponível após o choque indicava ter se tratado de um acidente, embora suas causas ainda não tenham sido formalmente estabelecidas.

"Não há causas confirmadas", disse o porta-voz presidencial, Tony Snow, acrescentando que "todos os indícios são de que foi (um fato) acidental".

Como precaução, o Comando da Defesa ordenou que caças sobrevoassem várias cidades do país. "Enviamos caças imediatamente", informou o chefe do Comando Norte, Tim Keating.

Os aviões "passaram por aqui por meia hora, 45 minutos", anunciou a rede CNN, sem especificar o número de cidades visitadas.

O governador do estado de Nova York, George Pataki, confirmou que "houve vítimas fatais, mas levará tempo para reunir os números específicos e os detalhes. Evidentemente, foi um acidente terrível, se foi de fato um acidente, que é o que parece indicar a informação até o momento".

O porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA), Diane Sticaliere, informou que o avião estava "voando visualmente nesse corredor e não mantinha contato com a torre".

O aparelho bateu no prédio cerca de 30 minutos após decolar do aeroporto de Terterboro, em Nova Jersey.

Chamas e uma coluna de fumaça saíram de dois andares do prédio situado no Upper East Side, zona nobre de Manhattan, informaram jornalistas presentes no local.

O prédio é uma construção de 1986, de 50 andares e 183 apartamentos, no número 524 da rua 72 East, no bairro de Lenox Hill.

Dois helicópteros de emergência sobrevoaram a área, enquanto uma multidão observava nas ruas.

A polícia fechou o trânsito de veículos em uma área de seis quarteirões do local do acidente, enquanto os bombeiros lutavam contra o fogo.

"Houve um forte barulho, mas não estávamos certos do que estava acontecendo, e então eles nos disseram que evacuássemos o edifício", revelou Lilian Regolia, que trabalha em um prédio em frente.

As imagens de televisão que mostravam o incêndio do edifício evocaram os devastadores ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York e Washington, quando seqüestradores aéreos jogaram aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center e o Pentágono.

Uma mulher que vive nessa rua, identificada como Chris Foege, comentou: "fiquei paralisada pela comoção. Disse para mim mesma: 'isso não pode estar acontecendo outra vez'. Foi como repetir o 11 de Setembro".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;