Internacional Titulo
Jornal iraquiano chama Bush de 'Hitler de Washington'
Por Do Diario OnLine
04/10/2002 | 10:33
Compartilhar notícia


Um jornal iraquiano instigou nesta sexta-feira o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a negar uma eventual autorização aos Estados Unidos para usar a força contra o Iraque. A publicação chamou ainda o presidente norte-americano, George W. Bush, de "Hitler de Washington".

O diário al-Thawra, ligado ao Baath (partido do presidente iraquiano, Saddam Hussein), criticou a intenção dos Estados Unidos de convencer a ONU a adotar uma nova resolução sobre as inspeções de armas no Iraque. As novas regras dariam novos poderes à missão e autorizariam uma intervenção militar em alguns casos.

Para o jornal, a resolução seria usada pelos Estados Unidos para dar uma falsa legitimidade para a guerra contra o Iraque. "Os deveres do Conselho de Segurança são aqueles definidos pela carta de direitos da ONU, não aqueles desejados pelo Hitler de Washington", afirmou o jornal, eu uma clara referência a Bush.

Em setembro, a ministra da Justiça alemã, a social-democrata Herta Däubler-Gmelin, foi demitida após supostamente comparar os métodos do presidente dos EUA aos do ditador nazista Adolf Hitler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;