Se em campo os times paulistas comandam a Série B do Campeonato Brasileiro, com a liderança do Santo André e a vice da Portuguesa, fora dele, o público de suas partidas é a maior decepção após seis rodadas. Dos sete representantes do Estado, seis ocupam as últimas colocações em média de público, com a ressalva de que o Grêmio, de Porto Alegre, até o último sábado, só havia jogado com portões fechados.
A situação só não é pior por causa do 11º lugar do Guarani, rebaixado em 2004 da Série A, e que tem agora a média de 3.099 torcedores por partida disputada no Brinco de Ouro, em Campinas.
O pior dos paulistas é o Ituano, que levou apenas 1.015 torcedores nos três confrontos realizados no Novelli Júnior, com média de 338 pagantes por jogo. As outras equipes também estão abaixo dos 2 mil torcedores por partida: Portuguesa, em 16º lugar, com 1.706; Marília, 17º, com 1.426; Santo André, 18º, com 1.338; Paulista, 19º, com 1.048, e Barbarense (não incluído o jogo com o Ceará), em 20º, com 674 pagantes.
Contraste – Na atração de público aos estádios, o domínio do futebol do Nordeste é amplo, segundo levantamento de 57 partidas feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Os cinco melhores times em média de público são da região. O Sport levou 37.124 torcedores nas duas partidas jogadas na Ilha do Retiro, com média de 18.562, mesmo assim sem considerar o confronto da última rodada com o Guarani. O Bahia vem em seguida com 17.232 pagantes, à frente do Ceará (10.467), Santa Cruz (8.571) e CRB (7.512).
O Criciúma é o primeiro time de outra região, a Sul, na média de público: 5.547 torcedores por partida, seguido pelo São Raimundo, de Manaus, com 4.524 pagantes.
De cinco rodadas computadas integralmente pela CBF, a quinta, disputada entre os dias 17 e 22 de maio, foi a que levou mais público: 67.616 pagantes, com média de 6.146 torcedores por jogo.
Mas o recorde deve ficar com a rodada iniciada terça-feira e que tem vários confrontos estaduais. Começou com Avaí 3 x 0 Criciúma, em Florianópolis, e ainda terá Portuguesa x Santo André e Caxias x Grêmio (sexta), Santa Cruz x Sport, Bahia x Vitória, Marília x Guarani, Anapolina x Vila Nova e Paulista x União Barbarense (sábado).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.