D+ Titulo
Sem vergonha dos 4 olhos
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/06/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


Foi-se o tempo em que quem usava óculos grandes, de armação e lentes grossas era o mais isolado da turma, chamado de quatro-olhos ou fundo de garrafa. Hoje, além desta galera estar livre para ser quem quer ser, sem preconceitos, muita gente que usava os acessórios apagadinhos e transparentes, aderiu à moda dos óculos geek (nerds), com armações grandes e grossas.

O modelo atrai, inclusive, celebridades nacionais e internacionais (confira mais ao lado). Pe Lanza, vocalista da banda Restart, é um que adotou o visual. "Nunca gostei de usar óculos, a galera me zoava demais. Usava mais lentes de contato, mas quando vi os óculos do Clark Kent (Superman), achei irado. Tentei pegar um parecido, mais quadradão e com mais cara de nerd", diz o cantor, que tem mais de quatro graus de miopia. "Sou meio ceguinho."

Já que tem de usar, que seja com estilo! Esse é o lema dessa galera. "Preciso usar óculos desde a quinta série e resolvi escolher um que aparecesse de verdade. Assumi o acessório de vez", conta Rafaela Troccoli, 16 anos, de Santo André. Portadora de miopia, ela trocou as armações no final do ano passado, quando a moda ainda não estava bombando. "Sempre gostei do estilo geek e aproveitei para adotá-lo nos óculos. Fica confortável, já que preciso usar direto, e ainda é estiloso."

Mateus Souza, 16, de Santo André, também curte o modelo. "Mesmo precisando usar óculos, fiquei um tempo sem eles porque tinha vergonha", confessa o garoto, que comprou a armação preta e grossa recentemente. "Achei legal quando vi personagens de filmes norte-americanos usando. Combina muito comigo e me acostumei rapidinho com eles."

Depois que passou a usá-los, Mateus diz que ficou mais confiante. "As meninas se aproximaram mais de mim. Realmente eles chamam mais atenção. Acho que gostaram do meu estilo inteligente", diz o garoto.

Volta aos anos 1980
"Os jovens sempre tentam criar algo diferente, que chame a atenção. A linha geek é um resgate do que era considerado ‘estranho' na década de 1980", explica Miguel Giannini, esteta ótico (que indica o melhor modelo de óculos para cada pessoa). "Hoje é considerado muito bacana, e a moda é assim mesmo. Ainda bem. Os adolescentes devem usar e abusar dos modelos e cores. Eles ainda podem fazer isso", completa o estilista.

Cada época tem o seu modelo de óculos da moda. "À medida que a pessoa amadurece, ela escolhe o próprio estilo. Os conceitos vão mudando com o tempo." Na opinião de Miguel, o mais importante de tudo é quem usa se sentir confortável e utilizar o acessório para sua real finalidade: enxergar corretamente. "Não adianta escolher um modelo legal e estar com o grau errado ou as lentes riscadas. É preciso sempre verificar se está tudo certo, senão, prejudica a visão."

Outra característica desse modelo é que tem gente que o usa mesmo sem necessidades. É possível encontrar o acessório com ou sem lentes graduadas, permitindo que qualquer pessoa possa aderir à moda. Há também os óculos escuros para sol, do mesmo modelo. Os mais famosos (e caros também!) são da marca Ray Ban, chamados Wayfarer. Só a armação chegam a custar mais de R$ 600.

 

Óculos geek virou estilo
Desde que se tornou estiloso aparecer usando óculos geek, as celebridades não abrem mão desse acessório. Joe Jonas escolheu um retangular marinho, enquanto Justin Timberlake adotou de vez o quadradão preto, o mesmo das cantoras Hilary Duff e Madonna. A diva do pop surgiu com o acessório durante a turnê Sticky & Sweet, que passou pelo Brasil. Aqui, a atriz Carolina Dieckmann e a cantora Mallu Magalhães também ostentam os seus.

Se combinados com outras peças, como camisa polo, estampa xadrez em camisas e blazers, coletinhos, minissaias com meias três-quartos e sapato boneca, o visual resulta no tão comentado geek chic, que está bombando.

Fazem parte
Já imaginou a Chiquinha, o Harry Potter e a Bela, a Feia, sem os óculos grandes e desengonçados? Não dá para pensar nisso. Alguns personagens da TV e do cinema perdem totalmente a identidade se não estiverem com o acessório. Ninguém sabe quem inventou os óculos, mas registros indicam sua existência há 2.500 anos. No início, o objeto não tinha grau e era usado apenas como enfeite e símbolo de status. Será que voltou a ser?

Só lente e colírio nos olhos!
As principais doenças que fazem a gente usar óculos são hipermetropia (quem tem dificuldade para enxergar de perto) e miopia (de longe). As lentes corrigem o defeito, por isso, é importante usar óculos e no grau correto, indicado pelo oftalmologista. Nunca é demais lembrar que não se deve usar óculos dos outros e que é preciso cuidado com o que se coloca nos olhos. Confira o que está rolando por aí:

Pingar vodca nos olhos?
VERDADE
. Nos EUA, Reino Unido e até no Brasil, tem quem use a bebida como colírio. Eles acreditam que vão ficar mais bêbados fazendo isso, já que assim, a vodca cai mais rapidamente na corrente sanguínea. Pura besteira. Além disso, os médicos afirmam que isso pode causar inflamações graves, queimação da córnea e até cegueira.

Pingar limão deixa os olhos mais claros?
MITO
. É uma crença popular muito perigosa. Pode provocar irritação e ocasionar úlcera de córnea.

Óculos com lentes erradas ou prontas (comprados em farmácia) prejudicam a visão?
VERDADE. Fazem mal sim! Óculos prontos só estão indicados nos casos de emergência, enquanto aguarda-se o exame com o oftalmologista e a confecção dos novos óculos. O uso prolongado provoca dor de cabeça e nos olhos.

Todos podem usar lentes de contato?
MITO
. Nem todos. Alguns organismos rejeitam o corpo estranho. O mau uso pode provocar úlcera, inflamação e deformidades nas córneas. Só o oftalmologista pode indicar o uso para cada caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;