Turismo Titulo
Os melhores hostels do mundo
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
06/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


Responda rápido: o que há de comum entre Tailândia, Estados Unidos, Austrália, Japão e Luxemburgo? Além do incontestável apelo turístico, esses países acabam de encabeçar a lista dos melhores albergues do mundo em 2010. O resultado foi anunciado durante encontro de gerentes da rede Hostelling International em Munique, na Alemanha.

Para chegar aos vencedores, a associação manteve um formulário no site de reservas hihostels.com para que os usuários avaliassem a qualidade da sua estadia sob vários aspectos. Para concorrer ao prêmio, era necessário que cada estabelecimento fosse qualificado por, no mínimo, 500 pessoas ao longo do período de 1º de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010.

 

HISTÓRIA

O conceito de albergue surgiu em 26 de agosto de 1909, quando uma forte chuva levou o professor alemão Richard Schirrmann e um grupo de estudantes a pedir abrigo em uma escola na cidade de Bröl. O diretor permitiu que eles passassem a noite em uma sala de aula e um agricultor forneceu leite e palha para que eles conseguissem dormir sobre o chão gelado sem ouvir seus estômagos roncarem em meio às trovoadas. Enquanto os rapazes dormiam, o docente passou a madrugada acordado, entusiasmado com a ideia que acabava de lampejar em sua mente: a de aproveitar escolas para abrigar jovens em viagens de estudo durante os feriados.

Nascia o movimento dos Albergues da Juventude, conhecido mundo afora como Hostelling International, que completou 100 anos em 2009 com a impressionante soma de 3,7 milhões de associados e mais de 4.000 unidades espalhadas por 80 países dos cinco continentes.

Em 1910, Schirrmann escreveu um ensaio resumindo sua ideia com o termo alemão Volksschülerherbergen (na tradução, albergues para alunos das escolas públicas estaduais). "Duas salas de aula seriam suficientes: uma para meninos e uma para meninas. Algumas mesas podem ser empilhadas liberando espaço para colocar 15 leitos, cada um composto por um saco bem recheado de palha e travesseiro, dois lençóis e um cobertor. Cada criança será orientada para manter a sua cama limpa e arrumada", idealizou o professor. Não demorou muito para os modestos planos de Schirrmann ganharem um perfil bem mais aconchegante.

O primeiro albergue da juventude foi aberto em 1912 aproveitando nada menos do que as acomodações de um antigo castelo na cidade de Altena. A edificação, batizada de Burg Altena, foi restaurada e equipada de acordo com os desenhos de Schirrmann.

O projeto previa a utilização de dois dormitórios, com triliches de madeira maciça, uma cozinha, lavabos e banheiros.

O sucesso foi tanto que, três anos depois, já havia 83 estabelecimentos nos mesmos moldes. Em 1913, foram registrados 21 mil pernoites, número que saltou para 500 mil em 1921 e que hoje ultrapassa a marca de 34 milhões em todo o mundo, gerando faturamento de US$ 1,5 bilhão por ano.

E embora a simplicidade impere na estrutura - o padrão básico prevê ambientes de convívio social e quartos coletivos, com quatro ou seis leitos, todos com armários, cadeados e divididos por sexo -, muitas unidades surpreendem os alberguistas de primeira viagem com a oferta de sauna, piscina, passeios especiais, danceteria e cafés da manhã de fazer inveja a muito hóspede de hotel renomado.

O Le D'Artagnan, em Paris, por exemplo, dispõe de internet, cinema grátis, lavanderia, bar e quartos adaptados a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. E o Auberge de L'Ours, em Les Diablerets, nos Alpes Suíços, oferece quartos com banheira e fica a apenas 60 metros dos meios de elevação que levam às pistas de esqui. Isso sem falar nas diversas opções de estruturas montadas dentro de castelos medievais, mosteiros, construções históricas, propriedades rurais e prédios modernos no coração das principais capitais do mundo.

A restrição por faixa etária também mudou de lá para cá. Apesar do ‘sobrenome' Juventude, hoje as unidades recebem viajantes de todas as idades. Várias delas até reservam acomodações para casais e famílias. Cada uma com suas peculiaridades em serviços, é verdade, mas com uma característica em comum: o espírito de liberdade e confraternização entre raças, culturas e classes sociais que contribui para a paz mundial na medida em que leva o jovem a conviver em sociedade sabendo respeitar as diferenças de cada povo.

Confira a seguir os vencedores em cada categoria do Prêmio Melhores Albergues do Mundo 2010 e boa viagem!

 

 

MELHOR ALBERGUE 2010

 

HI Baan Dinso (Bangkok, Tailândia)

Esta é a segunda vez que o HI Baan Dinso vence na categoria mais prestigiada do prêmio, com a mais alta média de classificação entre os internautas alberguistas. E não é à toa: além de parecer um oásis de calma em meio a uma cidade vibrante como Bangkok, na Tailândia, este albergue-butique é sempre muito elogiado por seu atendimento, conforto e limpeza. Mas o que realmente faz a diferença são os funcionários, sempre preparados para fazer com que os hóspedes aproveitem bem a estadia. Site: www.baandinso.com.

 

O MAIS CONFORTÁVEL

 

Sydney Harbour (The Rocks, Austrália)

Inaugurado em novembro de 2009, o Sydney Harbour já se tornou um dos favoritos entre os alberguistas. Todos os quartos possuem banheiro e ar-condicionado. As instalações incluem uma enorme cozinha para que todos consigam preparar suas refeições, áreas comuns bem espaçosas, internet, um minimercado no local, atividades diárias, posto de turismo e um café-bar. A característica mais marcante do albergue, no entanto, é o terraço com vista do porto e a icônica Opera House ao fundo. Imperdível. Site: www.yha.com.au/hostels/nsw/sydney-surrounds/sydney-harbour/.

 

O MAIS LIMPO

 

Shin-Osaka (YH, Japão)

Tem a melhor classificação no mundo quando se trata de limpeza e está convenientemente localizado próximo à estação Shin Osaka. Hóspedes podem escolher entre dormitórios coletivos, quartos duplos e quartos no estilo japonês. Os funcionários são bem prestativos e o café da manhã também é muito apreciado. Site: www.jyh.or.jp/english/kinki/shinosaka/index.html.

 

O MAIS EFICIENTE

 

HI - Martha's Vineyard (Estados Unidos)

Está localizado em uma ilha com tradição pelo relaxamento e atividades ao ar livre que vão desde as maravilhosas praias, ciclovias e galerias de arte até viagens de pescaria, aventuras de caiaque e visitas a fazendas. Os prestativos funcionários estão sempre se certificando de que todos os hóspedes estão aproveitando o máximo em sua estadia. As panquecas são outro item elogiado pela maioria dos hóspedes. Site: capecod.hiusa.org/himv/index.php.

 

PAÍS COM OS MELHORES ALBERGUES

 

Luxemburgo

Este prêmio é dado ao país com a média de classificação mais alta. A rede da Associação de Albergues da Juventude de Luxemburgo conta com dez estabelecimentos, a maioria com classificação total bem acima da média. Os albergues estão localizados em alguns dos melhores pontos do país, onde a acomodação vai desde modernas construções estilo chalé até a antiga instalação de uma cervejaria e um castelo. Site: youthhostels.lu/.

 

O MAIS AMIGÁVEL

 

HI - Hyannis (Cape Cod, Estados Unidos)

‘Os funcionários de lá são incríveis' é o comentário mais frequente quando se pergunta aos hóspedes mochileiros sobre suas experiências neste popular albergue de Cape Cod, nos Estados Unidos. O HI Hyannis tem a segunda classificação média mais alta no mundo, e quando se fala em simpatia, nenhum outro albergue pode superá-lo. Cada hóspede tem dado aos funcionários a classificação mais alta no quesito Simpatia. Site: www.hiusa.org/hostels/usa_hostels/massachusetts/hyannis/60149.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;