Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 1 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Ecovias realiza mutirão contra Aedes aegypti na Vila Mulford


Nelson Donato
Especial para o Diário

10/03/2016 | 07:00


A Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), realizou na manhã de ontem, em parceria com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), mutirão de limpeza na Vila Mulford, em Diadema. O principal objetivo foi eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Formado por 30 pessoas, entre funcionários da concessionária e moradores da comunidade, o mutirão removeu lixo, restos de entulho e distribuiu panfletos informativos para a população. As más condições em que vivem as 300 famílias do local são evidentes. As ruas não possuem pavimento e os próprios moradores improvisaram galeria para escoar a água das chuvas. O difícil acesso atrapalhou o trabalho dos voluntários, que eram obrigados a usar carrinhos de mão para levar os detritos até o caminhão de coleta.

Apesar dos empecilhos, não faltou vontade. Unidos, habitantes e funcionários trabalharam incansavelmente na limpeza. Até as crianças ajudaram no serviço. O engajamento da comunidade é um dos principais objetivos da ação, conforme explica o coordenador de sustentabilidade da Ecovias, Valdir Ribeiro. “Precisamos da ajuda da população. É importante contar com o apoio deles. Sempre realizamos trabalhos para limpar e melhorar as comunidades às margens das rodovias.”

Uma das opções para evitar o descarte irregular foi a construção de horta comunitária. O espaço possui 58 canteiros e atende 50 famílias com diversos alimentos.

Tais iniciativas são os principais apoios fornecidos pela Ecovias para a comunidade. “Além de limpar, precisamos ocupar as áreas livres. Com isso, muitos deixam de depositar o lixo nesses locais. Também é uma ótima ocupação para aposentados e aqueles que desejam ter uma alimentação saudável”, detalha Ribeiro. Ele também conta que os mutirões serão feitos em todas comunidades que beiram o SAI. “Nosso objetivo é realizar esse serviço em todos os pontos até o fim do mês.”

Moradora da Vila Mulford há 30 anos, a líder comunitária Liraci Maria Augusto, 60, diz estar feliz com o apoio da concessionária. “Recentemente tive problemas de saúde e não pude ajudar muito nos últimos tempos. É tarefa difícil conscientizar as pessoas. Elas são as maiores culpadas pela sujeira. Jogam o lixo indiscriminadamente. Muitos moradores ficaram com dengue aqui. Precisamos de mais ações da comunidade.”



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;