O caso da insolúvel rebeliao armada indígena, que começou em janeiro de 1994 em Chiapas (fronteiriça com a Venezuela) aparecerá principalmente na conversa entre o chefe da diplomacia do Vaticano, o cardeal Angel Sodano, e a chanceler mexicana Rosario Green, disse o religioso.
A situaçao de Chiapas ``será abordada em profundidade pela delegaçao do Vaticano porque há uma atençao da Santa Sé sobre este caso', explicou.
Isto nao quer dizer que o Vaticano nao tinha informaçao antes, ``mas a solicitaçao de alguns setores da Igreja, incentivados pelo Governo, para que o bispo Samuel Ruiz renunciasse à diocese de San Cristóbal (Chiapas, em 1995) obrigou o Vaticano a atualizar suas informaçoes'.
Ruiz trabalhou mais de três décadas com os indígenas de Chiapas e foi insistentemente acusado de ser o inspirador da rebeliao do Exército Zapatista de Libertaçao nacional (EZLN), liderado pelo subcomandante 'Marcos'.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.