Internacional Titulo
Mais de 3,1 mil candidatos são qualificados no Equador
Da AFP
12/08/2007 | 14:45
Compartilhar notícia


Foram qualificados os mais de 3,1 mil candidatos às 130 cadeiras da Assembléia Constituinte do Equador, que será eleita no próximo dia 30 de setembro. A informação foi dada neste domingo pelo TSE (Tribunal Supremo Eleitoral).

Depois de dois meses de análise de candidaturas, o TSE publicou a lista oficial com os 3.163 aspirantes aos 130 assentos da Assembléia - de plenos poderes - que vai redigir uma nova Constituição.

A campanha será iniciada nesta segunda-feira com campanhas publicitárias nos jornais, rádio e televisão, que pela primeira vez serão financiadas pelo Estado equatoriano.

Segundo o regulamento eleitoral, os candidatos poderão fazer campanha até 26 de setembro, 72 horas antes da eleição da Assembléia.

A convocação da Constituinte foi aprovada com uma histórica maioria em consulta popular realizada em 15 de abril.

O presidente Rafael Correa defende uma nova Carta Magna de base socialista para aumentar a participação do Estado na economia, diminuir os poderes do Congresso, despolitizar os organismos de controle e democratizar os meios de comunicação.

No sábado, Correia havia reafirmado sua disposição de dissolver o Congresso e acrescentou sua intenção de criar uma comissão que legislará durante a ausência de deputados, como aconteceu na Colômbia na década de 1990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;