O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, durante seu programa semanal de rádio, ‘Café com o Presidente’, que o Brasil pretende investir ainda mais em ciência e tecnologia, pois são duas áreas que dão muito retorno. “Não apenas do ponto de vista de novos cientistas, mas de melhorar a vida do povo brasileiro”, assinalou.
Durante o programa, Lula destacou a importância do chamado ‘PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Ciência’, que prevê, até 2010, mais de R$ 40 bilhões de investimentos em áreas como pesquisa e capacitação científica. “Juntamos tudo em um programa do Estado brasileiro”, reiterou.
De acordo com o chefe de Estado brasileiro, o programa tem tudo para dar certo, pois está seguindo os interesses da sociedade brasileira. Segundo Lula, o ‘PAC da Ciência’ está dividido em quatro prioridades.
“Primeiro, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segunda prioridade: promoção da inovação tecnológica nas empresas. Terceira prioridade: pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, como tecnologia da informação, biocombustíveis, agronegócio, insumos para a saúde e energia nuclear. E a quarta prioridade: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”, concluiu.