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Marketing contábil para se diferenciar


Do Diário do Grande ABC

22/02/2016 | 08:26


Artigo

O papel do contador está muito além do cálculo do Imposto de Renda. Esta é apenas pequena parte das tarefas desenvolvidas por esse profissional. Para que uma empresa exista e funcione plenamente, grande parte do trabalho passa por ele: desde a criação, a elaboração e o registro da companhia nos órgãos do governo até a organização, com base nas legislações vigentes, de todas as ações para os cálculos dos diversos tributos inerentes à atividade empresarial.

Mas a atuação mais destacada do contador é a de consultor, ajudando no processo decisório por meio das informações contábeis. Além de ser essencial para a sociedade e para grandes empresas, a atividade é fundamental para os empreendedores. São esses profissionais que dão suporte aos pequenos e médios negócios, especialmente quando os gestores precisam de norte para a empresa.

Para se ter ideia, são mais de 500 mil contadores ativos no Brasil, segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Como desmistificar a visão equivocada que tantos brasileiros têm de que os contadores são mal necessário para atender a burocracia tributária? Em mais de 15 anos de parceria com esses profissionais, sempre destaquei a importância do marketing para o crescimento e desenvolvimento dos escritórios de contabilidade. Parafraseando o saudoso Abelardo Barbosa, o Chacrinha, quem não sabe o que comunicar e como se comunicar, se trumbica!

Com essa ideia, elaborei, em parceria com a Insane Marketing e Comunicação, cartilha com dicas de marketing contábil. Para sair da mesmice e se diferenciar no mercado. Pontuo aqui algumas delas: construa marca forte, posicione-se, ofereça bom atendimento, seja único e divulgue seus pontos fortes. Ou seja: mostre ao mercado o que você tem de melhor, seja serviço diferenciado, tradição, preço competitivo, estrutura acima da média. Utilize todos os seus canais: site, mídias sociais, folhetos, publicações customizadas, entre outras. A marca deve ser simples, de fácil memorização e pronúncia. É aqui que se definem os objetivos, o propósito de existência e o papel no mercado. Alinhada a essas premissas, a comunicação visual deve ser totalmente padronizada: do cartão de visitas aos folhetos, do site às mídias sociais.

A impressão que o público leva de sua empresa importa tanto quanto a qualidade de seu trabalho. Tenha equipe sempre alinhada e bem treinada. Isso faz toda a diferença na hora do bom atendimento. E também fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, em vez de reclamações. Ao aplicar essas dicas, tenho certeza que as empresas de contabilidade ganharão muito destaque em seu segmento.

Fernando Marin é sócio-diretor da Editora Quarup.

Palavra do leitor

Gasto inútil
Os munícipes de Santo André receberam o carnê do IPTU de 2016 com diferenças – para mais – nas metragens prediais, o que me levou a concluir que a emissão dos mesmos foi feita de forma atabalhoada e nada transparente. Desde que a Prefeitura adquiriu os serviços de levantamento aéreo, teria sido mais econômico emitir os carnês do IPTU com as mesmas metragens originais que já constavam do cadastro municipal. Após confrontar os carnês com as novas metragens, deveria fazer a verificação in loco e, no caso de constatação de que houve alterações nos imóveis sem o devido comunicado e autorização da Prefeitura, proceder à emissão de outro carnê, além da aplicação da respectiva multa. Os munícipes têm direito à transparência com relação às ações da Prefeitura. Houve licitação? Qual a empresa vencedora? Qual o valor pago pela Prefeitura, leia-se, pelos munícipes? Como se deu esse levantamento aéreo? Com drones? Questão de bom-senso.
Célia F. I. Souza
Santo André

UPA legal
Quero agradecer pelo atendimento que foi dado à minha nora em momento muito grave. Ela chegou passando muito mal no dia 17, às 17h, e foi prontamente e muito bem atendida por todos os profissionais. Nossos mais sinceros agradecimentos.
Sueli Ap. de Campos
São Bernardo

Desacreditados
Lula conseguiu enganar muita gente por algum tempo, mas acredito que esse tempo acabou. A maioria da população agora já o conhece e sabe do que ele é capaz. Ninguém mais acredita em suas palavras e lorotas. Agora, cabe à Polícia Federal e à Justiça, que tem agido de forma exemplar, apurar e levar às últimas consequências as falcatruas cometidas por partidos, empresários, políticos, empreiteiras etc. Punir os responsáveis e fazer retornar aos cofres do Estado o máximo possível dos recursos surrupiados nos últimos anos é o que esperamos. Aguardamos também que no fim desse processo, com as devidas punições, possamos resgatar a ética, a moral e a dignidade perdidas neste País.
Mauri Fontes
Santo André

Contradições
O PT era contra a reforma da Previdência. Agora é a favor. Era contra o fator previdenciário. Agora é a favor. Era contra a idade mínima para aposentadoria.Agora é a favor. Era contra a CPMF. Agora é a favor. Petistas, sindicalistas e comunistas diziam que o futebol era o ópio do povo.Agora promoveram Copa do Mundo, Olimpíada e mais uma vasta agenda relacionada a futebol. Na Constituinte de 1988, Lula foi quem mais brigou para fixar taxa básica de juros de no máximo em 12%, e dizia que combate à inflação se faz com boa oferta de produtos e serviços. Hoje, aceita 15% de taxa Selic, o que asfixia empresas e cidadãos. O PT se descabelava pela correção da tabela do Imposto de Renda. Hoje, Dilma se sente ofendida se alguém toca no assunto. O partido falava em governo do proletariado, em governar junto com o povo. Hoje, se junta com PMDB e outros e promove essa bagunça política que estamos assistindo. A legenda apoiou invasões pelo País inteiro, em especial no Grande ABC, onde áreas de mananciais foram destruídas. Hoje, um de seus caciques, o prefeito de São Bernardo, manda sua GCM se juntar à Polícia Militar para bater no povo invasor de terreno. A sigla nunca mais tocou no assunto de reforma agrária, que era um de seus principais chavões. Resumindo: o PT é uma farsa.
Donizete Ap. de Souza
Ribeirão Pires

Oratório
Há dois anos, aproximadamente, solicito colocação de lombada, ou mão única, na Rua América Central, no Parque Oratório, em Santo André, para diminuir o tráfego de veículos. Para desviar da Avenida das Nações, que tem lombada e farol no cruzamento com a Avenida Araucária, os motoristas fogem da Avenida das Nações pela Rua América Central, no sentido da Araucária e da Avenida Itamarati, esta que não tem sinalização nem lombada. Trafegam em alta velocidade, das 6h às 9h e das 17h às 19h, colocando em risco moradores e pedestres. A partir das 6h, não se consegue dormir mais, devido ao barulho dos automóveis, incluindo os caminhões basculantes, os de depósitos de materiais de construção e betoneiras. Fiz várias reclamações à Prefeitura de Santo André e até a presente data nada foi feito. Existe grande pouco caso do Paço em melhorar a vida da população, trazendo o necessário bem-estar e segurança aos seus munícipes.
Valdemar Aparecido de Toledo
Santo André

Quem responde?
A Avenida dos Estados está um caos! Toda esburacada, com altos e baixos relevos e perigo constante de acidentes. Os reparos, quando executados, são algo para rir, de tão malfeitos. Há mais ou menos dois anos, a empresa Odebrecht, que realizou o Aqueduto da refinaria, refez o asfalto por conta de transtorno de mais de um ano de obra. Porém, em menos de dois anos está uma lástima! Parece que foi utilizado material de péssima qualidade. Quando uma empresa faz edifício fica responsável por cinco anos pelo que ocorrer na obra. Então, por que essa empresa não refaz o trabalho? Ou será que no contrato a Prefeitura ficou com o abacaxi de remendar buracos e empurrar com a barriga? Por que o poder público também não cobra nada? Por que nós, simples munícipes que residimos no 2º Subdistrito (o nome já diz tudo: segundo) e que pagamos nossos impostos em dia temos de conviver com essa falta de compromisso da administração?
José Amâncio
Santo André 



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