Internacional Titulo
Papa proclama santos cinco beatos espanhóis
Por Da AFP
04/05/2003 | 10:18
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II proclamou santos cinco beatos espanhóis do século XX, três mulheres e dois homens, durante uma cerimônia realizada neste domingo na Praça de Colombo, no centro de Madri, ante a presença de um milhão de fiéis, segundo fontes eclesiásticas.

Irmã Angela de la Cruz, a madre carmelita Maravillas de Jesus, a freira Genoveva Torres Morales e os padres Pedro Poveda e José María Rubio foram convertidos em santos, numa manhã de sol radiante e céu celestial.

Às 8h (de Brasília), sob aplausos generalizados e milhares de pessoas de pé, os fiéis celebraram a proclamação de palavras de João Paulo II, situado em um estrado de 95 metros quadrados em um canto da Praça de Colombo, no meio do conhecido Paseo de la Castellana.

Assim, o Sumo Pontífice, que se deslocou o tempo todo por meios mecânicos, cumpriu o ato central do segundo e último dia de sua quinta visita à Espanha desde 1978, sendo aplaudido várias vezes por uma multidão ordenada e em calma.

A missa de canonização presidida pelo Papa, que durou quase três horas, se desenvolveu ao ar livre, na presença dos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, do presidente do Governo espanhol, José María Aznar, das diversas autoridades espanholas e da hierarquia da Igreja Católica no país.

Em sua homilia, o Papa, que completará 83 anos no próximo dia 10, desejou que na Espanha "continuem florescendo novos santos", mas lembrou que para isso é necessário que a comunidade eclesiástica mantenha sua fidelidade ao Evangelho e que a família permaneça unida.

João Paulo II agradeceu a presença dos soberanos espanhóis, as palavras do cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, e às congregações e institutos vinculados com os novos santos. Também agradeceu a presença das autoridades civis.

Durante sua eucaristia, o Papa utilizou um cálice original do século XVIII. Cerca de 1,8 mil sacerdotes deram a comunhão ao término da cerimônia, para a qual foram utilizados 26 microônibus, que circulavam nos diversos pontos da concentração.

Depois de um "adeus Espanha, adeus cidade de Madri", o Papa deu sua bênção final aos presentes. Em meio a um rigoroso sistema de segurança, formado por mais de 5 mil agentes e 10 mil voluntários, João Paulo II havia chegado à Praça de Colombo a bordo do papamóvel pouco depois das 9h30 locais.

Ao longo de quase um quilômetro no Paseo de la Castellana, foram instalados 10 telões e alto-falantes para que os fiéis pudessem acompanhar a cerimônia, na qual predominou a música sacra. Esta tarde, o Papa receberá a família real na Nunciatura Apostólica e em seguida retornará a Roma, num vôo que partirá às 18h45 locais (13h45 de Brasília).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;