Política Titulo
Alex quer eleição direta a controladorias municipais

Após curso nos EUA, deputado vai propor projeto que, segundo ele, ajuda no combate à corrupção

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
16/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O deputado federal Alex Manente (PPS), de São Bernardo, pretende propor projeto de lei que institui eleições diretas para controladorias nos municípios, como forma de auxílio no combate à corrupção.

Segundo o popular-socialista, a ideia tem como base políticas públicas adotadas nos Estados Unidos, onde ele participou, durante 20 dias, de curso para conhecer como funciona administração pública na maior potência mundial e o sistema eleitoral norte-americano.

“A eleição seria nos moldes de como funciona a escolha para o conselho tutelar de cada cidade. Com participação popular e avanço da tecnologia, o combate à corrupção se intensifica”, defendeu Alex.

Na visão do parlamentar federal, o Brasil possui legislação sólida para repelir a presença de criminosos no meio público, porém, faltam mecanismos para que a população possa também fiscalizar de que forma é utilizado o dinheiro oriundo de impostos.

“É possível ter controle e eficiência no poder público. No Brasil, por exemplo, as PPPs (Parcerias Público-Privadas) já são realidade, é preciso expandir. Ou seja, mostra que a tecnologia e a inovação são fundamentais para o avanço das políticas públicas”, destacou o popular-socialista, que passou 20 dias nos Estados Unidos em atividades por seis Estados.

Sobre projetos que pretende colocar em seu plano de governo na campanha a prefeito de São Bernardo, Alex elencou que, além da implementação da tecnologia no sistema municipal, o foco será a Segurança Pública. “Esse setor é muito avançado nos Estados Unidos e podemos trazer para cá.”

Sobre a tecnologia na Prefeitura de São Bernardo, Alex discorreu que a ideia é informatizar todos os departamentos, para que o cidadão possa acompanhar em tempo real suas solicitações ou agendamentos de consultas médicas, por exemplo. “O prefeito poderá, pela internet, saber qual funcionário está segurando algum processo de licenciamento ambiental e os motivos disso. Agiliza e moderniza a máquina, além de jogar luz a uma possibilidade de corrupção”, adicionou.

MUTIRÃO
O deputado federal cobrou do governo do prefeito Luiz Marinho (PT) celeridade nas respostas sobre os responsáveis pelo malsucedido mutirão de catarata no Hospital de Clínicas. A atividade, realizada no dia 30, cegou 18 dos 27 atendidos. “Na Câmara (de Vereadores) o PPS tem feito sua parte. Acredito que as respostas tinham de ser dadas com mais rapidez, para que os responsáveis sejam punidos por esse acidente.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;