No mesmo período, o faturamento do grupo aumentou para 209 milhões de euros, ficando 8% abaixo dos três primeiros meses do ano anterior, afirmou um comunicado do grupo.
O excedente bruto da exploração do grupo EBITDA caiu 26% a 40,2 milhões de euros. O Sol Meliá atribui a queda nos lucros ao impacto da guerra no Iraque sobre o setor turístico, à comemoração da Semana Santa no segundo trimestre deste ano e ao enfraquecimento do dólar frente ao euro.
Apesar disso aposta em uma "melhora generalizada" dos resultados no verão. Referindo-se à renda média por hotel (RevPar) afirma que se registrou uma baixa de 4,6% a 41,4 milhões de euros, em relação ao primeiro trimestre de 2002.
Na América Latina, o RevPar caiu em 18,5% devido à "forte queda" no hotel Grande Meliá de Caracas, cuja taxa de ocupação baixou 77%, e às variações cambiais.
Se estes fatores forem desconsiderados, o RevPar desta região teria aumentado em 14,5%. Na Europa, a renda média por hotel caiu 2,7% em virtude da baixa registrada em seus estabelecimentos hoteleiros das Ilhas Canárias e no arquipélago Baleares.
Dos 350 hotéis em 30 países de quatro continentes, Sol Meliá tem 73 estabelecimentos na América Latina, distribuídos da seguinte maneira: Argentina (1), Brasil (21), Colômbia (7) Costa Rica (4) Guatemala (1) México (11), Panamá (1), Peru (1), República Dominicana (3), Uruguai (1), Venezuela (2) e Cuba (20).
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