Internacional Titulo
Cazaquistao elege presidente domingo
Do Diário do Grande ABC
09/01/1999 | 14:13
Compartilhar notícia


Oito milhoes de cazaques, muçulmanos de fala turca que representam a maioria da populaçao no Cazaquistao afirmam o orgulho de viver em um país independente, depois de mais de 70 anos de dominaçao russa.

Domingo, eles estao convocados junto aos demais moradores do país para irem às urnas e eleger o presidente da república. Até o desmembramento da Uniao Soviética, em dezembro de 1991, as várias repúblicas estiveram em segundo plano em relaçao à Rússia, à qual abasteciam de riquezas e matérias-primas, enquanto seu povo sofria com a opressao.

Em um país onde centenas de escolas - sobretudo no norte - foram fechadas, os cazaques estavam praticamente limitados a trabalhar como pastores.

Agora, o país atravessa uma etapa de crise econômica, política, social e moral, mas os cazaques reconhecem ter pelo menos um motivo de satisfaçao: ``a liberdade' recuperada.

O cazaque é agora o idioma oficial - apesar de o russo ser o mais falado - e o presidente em exercício, Nursultan Nazarbayev, que está convencido da reeleiçao, é cazaque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;