Fechar
Publicidade

Domingo, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Melhora a qualidade dos combustíveis apura a ANP



29/07/2006 | 00:01


Os principais combustíveis vendidos ao consumidor brasileiro alcançaram padrões internacionais de qualidade, conforme pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). "Desde março, os nossos índices para a gasolina, o óleo diesel e o álcool hidratado estão no mesmo patamar do registrado nos mercados mais exigentes do mundo’’, afirmou a superintendente de Qualidade de Produtos da ANP, Maria Antonieta Silva.   

Segundo ela, a irregularidade na gasolina caiu para cerca de 3,7% do total pesquisado, bem abaixo dos 9,2% detectados em 2001, quando a ANP iniciou o programa de qualidade. A cada mês são realizadas 16 mil amostras de combustíveis no país, através de 23 instituições de pesquisas, em sua maioria universidades, envolvendo cerca de 20% do total de postos de varejo. No caso do diesel, a "não-conformidade" caiu para 2,0% das amostras, ante os 6,5% encontrados em 2001. O maior avanço, porém, foi no caso do álcool hidratado.   

Em 2001, as primeiras pesquisas da ANP apontavam para 10,3% das amostras, subindo para 12,6% em 2002 e caindo para 2,9% em junho. A técnica da ANP considera que um fator importante para a melhoria da qualidade do álcool foi a introdução do corante no álcool anidro (que é misturado à gasolina), que era vendido como hidratado. O anidro custa cerca de R$ 0,15 a R$ 0,17 por litro menos do que o hidratado por não ter a incidência de impostos (ICMS), mas a troca ficou mais complexa após a introdução do corante alaranjado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;