Sua candidatura de consenso foi apresentada pela oposiçao de direita e a maioria de centro-esquerda.
Somente os comunistas do Partido da Refundaçao Comunista (PRC) e os separatistas da Liga do Norte, de Umberto Bossi votaram contra.
Uma maioria de dois terços (674) dos votos era necessária para a realizaçao dos três primeiros turnos.
Apenas duas vezes na história da República um chefe de Estado foi eleito no primeiro turno da votaçao: Enrico De Nicola, um liberal antifascista em 1946 e o democrata-cristao Francesco Cossiga, em junho de 1985.
O predecessor de Ciampi, Oscar Luigi Scalfaro, foi eleito em maio de 1992, no décimo sexto turno depois de onze dias de reuniao, por 672 votos em 1.002.
A eleiçao desta quinta, fruto de um consenso de praticamente todas as forças políticas italianas, significa uma mudança considerável dos costumes políticos na península e reativa com força os projetos de reforma das instituiçoes e da lei eleitoral, reclamada por todos, mas que está na espera há muitos anos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.