Economia Titulo
Aumenta venda de caminhões leves
Por
22/09/2008 | 07:29
Compartilhar notícia


As restrições à circulação de caminhões em São Paulo provocou uma corrida aos minicaminhões, vans e picapes de carga, veículos autorizados a entrarem nas zonas proibidas. Há fila de espera de até 90 dias para alguns modelos, o que antes só acontecia com caminhões de grande porte.

Diante da demanda, montadoras que não ofereciam vans já anunciam sua disposição de entrar nesse mercado, que também está atraindo novas marcas importadas.

Desde julho, a legislação proíbe caminhões grandes circularem por uma área de 100 quilômetros quadrados das 5h às 21h. Os chamados VUC (Veículos Urbanos de Carga) - com até 6,3 metros de comprimento - podem rodar, mas também devem respeitar um rodízio de placas pares e ímpares durante esse horário.

"Nos últimos três meses, saímos da média mensal de vendas de 40 para 150 caminhões da categoria enquadrada nos VUC", diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões. Ele conta que foram vendidos 450 veículos em três meses, mesmo volume de todo o ano passado.

Vans - As vans, outra alternativa para o transporte de cargas, também estão sendo muito procuradas. Este ano, foram vendidas 27.982 vans, quase o dobro em relação às 14.044 unidades de igual período de 2007.

Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, diz que as vendas da camionete Daily, com capacidade de carga até 3,5 toneladas, cresceram de 557 unidades em 2007 para 1.255 unidades neste ano, um aumento de 125%.

A Volkswagen ainda não atua nesse nicho, mas estuda a importação ou a montagem de uma van como a Craster, feita na Alemanha em parceria com a Daimler.

A Ford foi mais rápida e já importou algumas unidades da Transit, produzida na Europa, para testes com frotistas. Se o modelo for aprovado, "há opção de importar ou de produzir localmente; vai depender do tamanho do mercado", diz o presidente da montadora no Brasil, Marcos de Oliveira.

Na Mercedes-Benz, as vendas do furgão Sprinter passaram de 365 unidades no ano passado para 567 neste ano, uma alta de 55%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;