Setecidades Titulo Trânsito
Obras de rebaixamento na
Av. Lions estão 80% prontas

Prefeitura de São Bernardo reitera que a via será entregue
até o mês que vem; as obras começaram em abril de 2010

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 80% das obras de rebaixamento da Avenida Lions já foram concluídas, informa a Prefeitura de São Bernardo. Iniciada em abril de 2010, a intervenção está prevista para ser finalizada no próximo mês. Quando pronta, a via terá três faixas de circulação na pista expressa e duas na marginal em cada sentido. Por dia, passam por lá 40 mil veículos em cada uma das direções.

Segundo o engenheiro Ivan Luiz Vianna, coordenador de gerenciamento do Programa de Transportes Urbanos da Prefeitura, mais da metade dos 750 metros da nova pista já foi escavada. O trecho que ainda não recebeu a intervenção está depois do cruzamento com a Avenida Senador Vergueiro em direção a Diadema. A intersecção entre as duas vias só foi interditada para o tráfego no início do ano.

"Muitas vezes, olhando para a obra, dá impressão de que ainda falta muito. Boa parte já está feita, mas ainda não aparece", diz o engenheiro, referindo-se às paredes de sustentação, prontas em grande parte do trajeto. Vianna explica que as paredes ainda não foram colocadas em apenas 20 metros de extensão, no local onde havia o cruzamento.

Ainda nesta semana, a Prefeitura deverá liberar totalmente a pista marginal sentido Diadema. A expectativa é de que a medida cause pequena melhora nos congestionamentos, já que evitará o afunilamento dos veículos. Do total de 78 imóveis que precisaram ser desapropriados, oito ainda estão habitados, dependendo de decisões judiciais.

A estimativa é de que, além de melhorar o tráfego entre os veículos que vão de Santo André a Diadema, as obras diminuam o tempo de travessia nas vias transversais, como a Vergueiro. O semáforo nesta intersecção chega a quase cinco minutos. "A ideia desta obra foi separar o trânsito local de quem utiliza a avenida como passagem", acrescenta o engenheiro. Após a entrega, a Lions terá aspecto semelhante à Avenida Perimetral, em Santo André.

Pista terá drenagem para evitar inundações

A pista rebaixada da Avenida Lions terá sistema de drenagem específico para evitar inundações no trecho, garante a Prefeitura. Uma galeria subterrânea captará a água das chuvas na pista, que escoará no piscinão localizado na Avenida Lauro Gomes. A água chegará à galeria por meio de sistema de microdrenagem, como bueiros e bocas de lobo.

O objetivo é evitar que a pista inferior ofereça problema semelhante ao ocorrido no Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello, em São Paulo, inaugurado em 2004, durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). 
A via, que liga as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, passando sob a Faria Lima, inundou depois de forte chuva ocorrida dois meses após a inauguração.

INVESTIMENTO

Ao todo, a Prefeitura de São Bernardo irá gastar cerca de R$ 25 milhões na Lions, sendo que 70% serão financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Só com desapropriações, o gasto será de R$ 14 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;