Turismo Titulo
Paraíso Natural
Raquel de Medeiros
Enviada a João Pessoa
21/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


 

Para aqueles que curtem natureza, a Paraíba é, sem dúvida, o destino certo. Com 55 praias belíssimas distribuídas por 138 quilômetros de extensão - muitas delas semi-selvagens -, é ali também onde o sol aparece primeiro convidando os visitantes a saírem da cama antes mesmo das 5h. A capital João Pessoa, situada no extremo oriental das Américas, abriga o ponto em que o Brasil mais se aproxima da África. São 2 mil milhas de distância. E é no Farol do Cabo Branco, localizado na Ponta do Seixas, que os primeiros raios de sol chegam ao País.

Ao Sul, o litoral paraibano faz limite com Pernambuco, e, ao Norte, com Rio Grande do Norte. Sem a fama dos estados vizinhos, a Paraíba abriga muita tranquilidade. As praias urbanas - como Tambaú e Cabo Branco - concentram bons hotéis, além de bares, restaurantes e lojas, mas não ficam superlotadas. Uma lei limita a altura dos edifícios da orla, deixando a visão livre das construções urbanas para admirar apenas a paisagem.

As praias afastadas, no entanto, são as mais surpreendentes. As praias do Amor, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Barra de Gramame, localizadas no município de Conde (cerca de 20 quilômetros de João Pessoa), são paradisíacas. A maioria não tem infraestrutura para os visitantes, porém, valem muito a pena pelas paisagens de perder o fôlego. A areia branca, águas cristalinas e mornas são mais do que recompensadoras. Os mais ousados também não podem deixar de visitar a Praia de Tambaba (de nudismo).

Durante o trajeto, vale parar nos mirantes de Voçoroca Grande e o de Coqueirinhos, dois pontos imperdíveis, mas de difícil acesso. Não há placas informando a localização para os visitantes, sendo necessário o auxílio de guias locais. Para quem gosta de cultura, a capital da Paraíba é ótima opção de lazer. Considerada a terceira cidade mais antiga do País, possui um centro histórico rico em arquitetura colonial e igrejas adornadas com o melhor da arte barroca tropical. A Estação Ciência, projetada por Oscar Niemeyer, é outro ponto marcante da arquitetura.

A gastronomia não pode ser deixada de lado. Os restaurantes têm como especialidade frutos do mar, frescos e com preços bastante acessíveis, além da carne de sol e baião de dois.

*A repórter viajou a convite da Fundação CTI Nordeste

Praias

PRAIA BARRA DE GRAMAME
Quem visitar Barra de Gramame vai poder observar o interessante encontro entre o Rio Gramame e o mar. A praia tem algumas barracas sem muito luxo servindo petiscos e bebidas ao turista. Uma sugestão é pedir abacaxi em pedaços no Bar do Zezinho, vem temperado com raspas de limão e gelo (R$ 3, a porção).

PRAIA DO AMOR
Diz uma lenda indígena que o casal que passar por baixo da Pedra do Amor de mãos dadas sela o amor para sempre. A rocha está localizada em meio às areias brancas da Praia do Amor, no município de Conde (20 quilômetros de João Pessoa).

PRAIA DE COQUEIRINHO
Semi-selvagem, a praia de Coqueirinho é uma mais bonita do município de Conde. Possui forma arredondada com várias falésias e coqueiros em sua extensão. Parte dela concentra águas claras e ondas fracas boa para o banho de mar. Porém, tem também pontos com ondas fortes e abriga grutas naturais. Coqueirinhos é uma das preferidas para a prática do surfe. E também é ideal para mergulhos. Cerca de 7 quilômetros a frente encontra-se a praia de Carapibus, cheia de hotéis e pousadas. A estrada, no entanto, é de difícil acesso: de terra e bastante íngreme.

PRAIA DO CABO BRANCO
A praia do Cabo Branco, em João Pessoa, é urbana e tem infraestrutura para turistas. Tem calçadão e quiosques, além de restaurantes e os melhores hotéis da cidade. Entre eles o Tropical Hotel Tambaú, que é um dos principais cartões-postais da Paraíba. As praias são limitadas pelos paredões verticais das falésias, com altura média de 50 metros.

PRAIA DE TABATINGA
A praia é uma das mais bonitas do litoral da Paraíba. Com falésias em toda a encosta, não tem barracas ou quiosques, mas é perfeita para aqueles que curtem a natureza sem se importar muito com a infraestrutura.

A paisagem deslumbrante faz o passeio valer a pena. Durante as marés baixas, é possível aproveitar para fazer uma caminhada de Coqueirinho até Tabatinga e deixar a visão se perder entre as belezas naturais das praias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;