Nacional Titulo
Dalai Lama chega ao Brasil
Do Diário do Grande ABC
04/04/1999 | 16:42
Compartilhar notícia


O ganhador do prêmio Nobel da Paz e líder da luta pela libertaçao do Tibet, Dalai Lama, chegou ao Brasil neste domingo, em Curitiba, para uma visita de quatro dias ao país.

O Dalai Lama ("guru grandioso como o oceano") Tenzin Gyatso disse neste domingo que os 40 anos de exílio em Dharamsala, na India, foram "muito triste, mas ao mesmo tempo trouxeram muitas oportunidades de conhecer pessoas e viajar para diferentes países e aprender diferentes situaçoes". Em rápida entrevista, ele evitou mas nao se recusou a responder sobre a situaçao política da China. "Apesar de toda a tristeza, penso que as coisas estao mudando para melhor." O dalai-lama disse estar "otimista" com a possibilidade de retornar ao Tibete.

Ele participa na segunda e na terça-feira do seminário Valores Humanos e Sua Prática Cotidiana, no Teatro Opera de Arame, em Curitiba, a convite do Comitê Brasileiro de Apoio ao Tibete. Estao sendo esperadas mais de 2 mil pessoas. Sorridente e cercado por policiais federais, o líder espiritual tibetano chegou na manha deste domingo ao Aeroporto Afonso Pena, sendo recebido por vários adeptos do budismo e por um coral de crianças. Ele recusou a suíte presidencial do Hotel Rayon, optando por apartamento mais simples.

Filho de agricultores, Tenzin Gyatso nasceu em Takster, no norte do Tibete, em 1935. Aos dois anos, foi reconhecido como 14ª reencarnaçao do príncipe Cherezig, buda que representa a compaixao. Com quatro anos, separado da família, o menino foi levado por monges ao Palácio de Potala, em Lhasa, capital do Tibete, tornando-se chefe espiritual do budismo tibetano. Em 1950, quando o exército comunista da China invadiu o Tibete, Tenzin Gyatso, entao com 15 anos, assumiu o poder político de seu povo. Nove anos depois, o dalai-lama exilou-se em Dharamsala na India, de onde governa os tibetanos.

Na entrevista deste domingo, o Prêmio Nobel da Paz de 1989 repetiu os ensinamentos de paz e responsabilidade universal que vem difundindo pelo mundo. Segundo ele, as diferenças sociais e econômicas sao fruto da violência. No entender do líder budista, nao apenas essas diferenças sao condenáveis, como se tornam fonte de novos problemas sociais. "Há valores humanos básicos que nao podem ser ignorados, como o senso de responsabilidade dos seres humanos cuidarem um dos outros", disse.

"Cultivar esses valores é importante para contribuir com a diminuiçao da violência em todas as suas formas." O Dalai Lama aproveitou o dia de Páscoa para enviar uma mensagem à populaçao brasileira. "Hoje é um bom dia para recordarmos a mensagem de Cristo sobre o amor e a compaixao", afirmou. "Sao valores importantes que devem ser implementados na nossa vida no dia-a-dia". Além do seminário, está programado para segunda à noite um show, na Pedreira Paulo Leminski, com a presença de Gilberto Gil, Rita Lee, Elba Ramalho e dos Monges Cantores do Mosteiro de Drepung (India).

Na quarta-feira, o líder budista estará em Brasília para a Celebraçao pela Paz e Renovaçao da Esperança, na Catedral Basílica. Ele deve se encontrar com os presidentes do Senado, Antonio Carlos Magalhaes, e com o presidente da Câmara, Michel Temer. O Dalai Lama também poderá ser recebido em audiência pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Depois, viajará para Buenos Aires, na Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;