Cultura & Lazer Titulo
Arte: crescem opçoes de pesquisa no ABC
Por Nelson Albuquerque
Da Redaçao
01/07/2000 | 16:00
Compartilhar notícia


Pesquisar arte começa a ficar mais fácil no Grande ABC. Ao menos pela quantidade de bibliotecas especialmente dedicadas ao assunto e abertas ao público. O Espaço Henfil de Cultura, em Sao Bernardo, e a Fundaçao das Artes, em Sao Caetano, somam mais de 6 mil volumes. Há três meses, Diadema abriu seu acervo para consultas e, em Santo André, a Casa do Olhar está em fase de catalogaçao dos livros e pretende inaugurar um novo espaço em agosto.

Com uma campanha de doaçao, a Casa do Olhar (r. Campos Sales, 414) conseguiu arrecadar 415 livros. "É um número ainda pequeno, mas estamos comprando publicaçoes atuais e aceitando doaçoes", disse a coordenadora Paula Caetano. A biblioteca andreense será especializada em artes visuais, formada principalmente por publicaçoes sobre artes plásticas e fotografia.

Em Diadema, o recente Acervo de Artes e Humanidades funciona dentro do Centro Cultural Serraria (r. Guarani, 790. Tel.: 4057-7985) e abrange todas as artes. Nas prateleiras estao cerca de 200 livros de artes visuais e outros 200 sobre teatro, história da arte e literatura, além de catálogos de bienais e exposiçoes. A organizaçao do espaço está a cargo dos agentes de biblioteca Elvis de Albuquerque Tavares e Osmir Pereira da Rocha. A biblioteca de arte mais antiga do Grande ABC é a da Fundaçao das Artes (r. Visconde de Inhaúma, 730. Tel.: 4238-3030), em Sao Caetano. Segundo o bibliotecário da instituiçao, Sérgio Cardieri, foi inagurada em 1968, ano em que também foi criada a Fundaçao. O espaço recebe uma média mensal de 600 pessoas, normalmente alunos da entidade. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Esse acervo conta com 3.553 livros catalogados que tratam de artes plásticas, teatro, dança, música e cinema. Há ainda 646 discos e 3.778 partituras que podem ser consultadas pelos visitantes. "Para suportar todo o acervo, em dezembro de 1998 tivemos de aumentar nosso espaço físico", diz Cardieri.

Espaço Henfil - Um dos melhores conjuntos literários de arte da regiao está na biblioteca do Espaço Henfil de Cultura (av. Getúlio Vargas, 1.457. Tel.: 4125-4755), em Sao Bernardo. Normalmente freqüentada por artistas e estudantes de arquitetura, o local recebe cerca de 270 visitantes por mês.

O total de 2,7 mil títulos é constituído por obras sobre pintura, escultura, música, desenho, arquitetura, urbanismo, história e teoria da arte, museus, galerias, fotografia, decoraçao, teatro e cinema. O usuário pode ainda consultar a hemeroteca - arquivo de recortes de jornais classificados por assunto -, obras de referência e catálogos de exposiçoes. "Muitos artistas nos visitam para obter subsídios para seus trabalhos", garante o bibliotecário Roberto Donizetti Mari.

Inaugurado há quase dez anos, cinco meses após a criaçao do Espaço Henfil, esse acervo começou com 600 livros reunidos pela bibliotecária Ilva Aceto Maranesi. Atualmente, o local também realiza programaçoes culturais, como exposiçoes, workshops e palestras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 14h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;