D+ Titulo
Espelho, espelho meu...
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/06/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Claudia acorda todo dia às 6h. Ela tem duas horas para tomar banho, se arrumar, tomar café e ir para o trabalho. O tempo é o suficiente para não se atrasar, já que tem de estar na empresa às 8h.

É, na verdade, uma personagem fictícia, mas a maioria das mulheres deve ter se identificado com sua rotina. É que antes de sair de casa, todas têm um ritual de beleza - que envolve banho, cremes, maquiagem, penteado e roupa - que as fazem se sentir bem durante todo o dia.

O cabeleireiro e maquiador Kleber Filetto, de Santo André, diz que este tipo de conduta é essencial para ficar bonita. "Na verdade, a mulher não se arruma para o homem, mas sim para que as outras a admirem. Por isso elas querem ficar linda sempre."

Aliadas da tecnologia cosmética e estética, diz o especialista, elas fazem de tudo para combater o envelhecimento. "Tem quem crie um ‘coquetel molotov' de produtos cosméticos, só que um neutraliza o poder do outro. Se elas conseguirem criar um equilíbrio dos cuidados, o resultado é muito bom."

Demora - Geralmente, afirma a psicóloga Regina Morin, de Santo André, as mulheres demoram cerca de uma hora para se arrumar. "Se este ritual começar a atrapalhar o dia-a-dia, é preciso ficar atenta porque pode estar virando uma compulsão, o que sinaliza um problema."

Segundo Kleber, se passar disso, o ritual torna-se um exagero e é prejudicial para a rotina da mulher. "Para otimizar a manhã, ela deve deixar a roupa preparada e separar os produtos que vai usar", aconselha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;