Política Titulo Em Mauá
PP vê secretaria como trunfo para manter apoio a Donisete

Estadual quer sigla afastada do PT, mas Cachorrão amarra Pasta para segurar partido no governo

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
23/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques 7/7/14


Com a orientação do diretório estadual em estar em campo oposto ao PT na eleição de outubro, o PP de Mauá vislumbra conquistar secretaria no governo do prefeito Donisete Braga (PT) para garantir a legenda no arco de alianças do petista em outubro. A articulação tem sido conduzida pelo único vereador da sigla na cidade, Adelto Cachorrão.

O parlamentar tem insistido para que a cúpula do partido no Estado, sob direção de Guilherme Mussi, avalize que a legenda em Mauá integre o arco de alianças de Donisete no pleito deste ano. “Já fazemos parte da base de sustentação do governo na Câmara. Então, o caminho é estar com o Donisete. Disso eu não abro mão”, frisou o parlamentar, responsável por colocar o PP próximo ao governo petista. Em 2012, a legenda apoiou a candidatura da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e o então vereador da sigla, Ivann Gomes, o Batoré (hoje no PRB), integrava a oposição. O progressista, entretanto, perdeu a cadeira depois de a Justiça condená-lo por infidelidade partidária, sendo substituído por Cachorrão.

No fim do ano passado, Cachorrão foi informado por Mussi de que o planejamento da legenda na maioria das cidades da Região Metropolitana é de se opor aos petistas na corrida eleitoral, semelhante ao cenário que se desenha em Santo André, em São Bernardo e em Diadema. Prevendo possível resistência da direção em negar adesão ao projeto de reeleição de Donisete, Cachorrão cogita trocar de partido.

Para garantir espaço no primeiro escalão, os progressistas têm argumentado que todos os partidos que compõem a base governista ocupam cadeira no secretariado. Ao selar aliança com as legendas para o pleito de outubro, Donisete já cedeu quatro secretarias para os aliados e está prestes a entregar uma autarquia. Na semana que vem, o chefe do Executivo oficializará o Pros no comando da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá).

Com a aproximação de março, limite estipulado pela Justiça Eleitoral para que secretários deixem seus postos na administração caso desejem disputar a eleição deste ano, o PP mauaense vislumbra indicar um filiado para substituir algum quadro que deverá se afastar do Paço para concorrer ao páreo.

Vereador licenciado e atual secretário de Planejamento Urbano, Chiquinho do Zaíra (PTdoB) deixará o posto para buscar a reeleição. Outra possível vaga será deixada no Paço por Marcos Filório, chefe da Pasta de Segurança Alimentar e pré-candidato à vereança. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;