Setecidades Titulo Ensino Infantil
Mauá renova parceria com creches conveniadas e aumenta repasses

Investimento de R$ 2,2 milhões será
distribuído entre cinco entidades

Natália Scarabotto
Especial para o Diário
23/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), e a secretária da Educação da cidade, Lairce Rodrigues Aguiar, assinaram a renovação de convênios de cooperação técnica e financeira com cinco entidades que prestam serviço de creche na cidade, em evento realizado na manhã de ontem. Os novos contratos garantem aumento de 13,21% na verba repassada às instituições, contabilizando cerca de R$ 2,2 milhões, em investimentos, divididos em 12 parcelas. O tempo de parceria também subiu de um para dois anos.

Ao todo, as entidades atendem cerca de 600 crianças de zero a 3 anos. O acordo oferece, além da ajuda financeira, suporte com equipe técnica da Secretaria da Educação, capacitada para dar orientação pedagógica, além de distribuição de materiais para os alunos, como uniformes.

Os beneficiados são: Associação Comunitária Osvaldo Alexandro de Jesus, Associação das Pequenas Irmãs de Santa Teresinha do Menino Jesus, Casa da Criança Auta de Souza de Mauá, Centro de Assistência São Pedro e Cidade dos Meninos.

Donisete reconheceu a importância de cada organização e da parceria mantida com a administração municipal. “As instituições ocupam espaço em que, muitas vezes, o poder público não chega. Por isso, é importante firmar o compromisso de continuação dos investimentos.”

O convênio também funciona como solução para a grande demanda de creches em Mauá. Atualmente, a cidade possui 5.189 vagas para as crianças até 3 anos, mas ainda não é suficiente. “Imagina se tivéssemos que construir creches para todas as crianças que nascem na cidade por dia, é humanamente impossível”, disse o prefeito, sem citar quantas estão na fila por uma vaga atualmente no município.

Durante o evento, a coordenadora técnica do centro de reabilitação da Cidade dos Meninos, Rosângela Gonçalves, agradeceu a oportunidade que o convênio oferece. “Essa ação dá esperança para quem está desacreditado em políticas públicas efetivas”, garantiu.

A tesoureira da Associação das Pequenas Irmãs do Menino Jesus, Nilza Domingos, também elogiou a parceria, que faz diferença nas contas da entidade, mas afirmou que espera melhorias. “O aumento foi um avanço, mas ainda não é suficiente. Acredito que estejam trabalhando para melhorar.”

O prefeito admitiu que está ciente do problema, mas que a Prefeitura está fazendo o melhor possível. “Dentro dos limites que o orçamento permite, tentamos minimamente priorizar todas as entidades. Os 13,21% (de aumento) foram bem significativos. Se a economia no próximo ano permitir, vamos aumentar ainda mais.”

Donisete também se comprometeu a fazer visita in loco em cada uma das instituições a partir do próximo mês, com objetivo de acompanhar de perto o trabalho, além de potencializar parcerias e projetos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;