Memória Titulo Memória
A transformação legal de Diadema

Para o advogado Nevino Antonio Rocco, o senhor João Gava

Ademir Medici
18/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para o advogado Nevino Antonio Rocco, o senhor João Gava, aos 102 anos de idade, tem um papel inestimável na história de Diadema. Inspirado pelo nosso personagem, Dr. Nevino alinhava informações importantíssimas sobre a urbanização de Diadema, desde os tempos da Vila Conceição. São lembranças que lhe ocorreram ao longo da série João Gava e o prefeito – aqui iniciada na semana passada.

Dr. Nevino fez parte da primeira administração pública de Diadema, no início da década de 1960, tempo da primeira administração do prefeito-professor, Evandro Caiafa Esquivel.

Madeiras. Urbanização. Acesso. Demarcação

Texto: Nevino Antonio Rocco

A reportagem do João Gava lembrou-me da infância, quando andava pelas nossas matas à procura do guatambu, para cabos de enxadas, da piúva (como conhecíamos o ipê branco) e da aroeira, para macetas (martelo de cabo curto).

Nossa primeira máquina para esmagar as uvas (obra de meu saudoso irmão Luigi, substituiu os nossos pés), tinha dois cilindros de piúva torneados e denteados ajustados de maneira a sugar os bagos rompendo-lhes apenas a casca (não podiam atingir as sementes para não amargar o vinho).

A aroeira e o ipê roxo eram madeira dos postes que sustentavam as linhas telefônicas entre São Paulo e Santos, ao lado da velha Estrada do Mar, os chamados mostrengos removidos das hoje avenidas Caminho do Mar, José Fornari, Vergueiro e Marechal Deodoro na administração Hygino de Lima.

O BOSQUE DO JARDIM DO MAR

Outra muito comum era a passariúva, vermelha como o cedro, leve como a caxeta, muito resistente e utilizada na fabricação dos barcos de carga e de passageiros que cruzavam a Represa Billings.

Havia a madeira ‘comichava’, usada no interior dos móveis.

Na Cidade da Criança ainda se encontra passariúva, ‘comichava’, aroeira e alguma outra espécie que sobrou do antigo bosque que o Dr. Baeta Neves mantinha. O bosque era vigiado por uma guarda montada, 24 horas por dia, até que, vendido a Francisco Matarazzo, deu lugar ao Jardim do Mar, sendo salvo por desapropriação na administração Aldino Pinotti.

O ACESSO A DIADEMA

Vila Conceição tem os seus primeiros registros oficiais em 1925, mesmo sendo aberta antes. Pertencia ao então município de São Bernardo, este ainda sem o apêndice ‘do Campo’ no nome.

O nome Diadema surge quando da elevação da antiga vila a distrito, em 1948, do já então São Bernardo ‘do Campo’, por sugestão do professor Miguel Reale, que foi secretário da Justiça do Estado e tinha casa de campo na Vila Conceição.

Vale lembrar que, para chegarmos a Diadema de ônibus, seguia-se para o Parque Dom Pedro, em São Paulo, subia-se a pé a Rua General Carneiro, cruzava-se a Praça da Sé e, na Liberdade, apanhava-se outro ônibus para o Jabaquara e, novamente a pé, descia-se para a Vila Conceição, passando pela casa de Anita Malfatti.

Por sinal, passando por lá, de trólebus, um dia desses, pareceu-me que a casa está abandonada ou foi demolida.

Essa dificuldade de acesso a Diadema persistiu até que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) abrisse a estrada estadual, atuais avenidas Antonio Piranga e Piraporinha.

LEGISLAÇÃO

Como advogado da Prefeitura de Diadema, acompanhei o engenheiro do Instituto Geográfico do Estado na demarcação dos limites (divisas) do novo município. Imagine as dificuldades.

Ainda tinha muita mata e poucos caminhos. O loteamento Vila Conceição obedecia à lei 220 do município de São Bernardo, de redação atribuída ao engenheiro Luiz Meira, pioneira, anterior ao federal decreto-lei 58, de 1937, da ditadura Vargas, cujo texto é atribuído ao projeto de lei do professor Waldemar Ferreira, que não passou antes de Vargas.

Essa lei municipal, dentre outras inovações, vedava lotear terrenos alagadiços e previa avenidas com largura mínima de 20 metros com passeios laterais de três metros. As ruas com 14 metros e 2 metros de passeio cada lado. Pode conferir com os loteamentos que datam daquele ano, casos das vilas Euclides e Baeta Neves, para lembrar apenas dois.

Diário há 30 anos

Sábado, 18 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6035

Manchete – Bancos prorrogam créditos ao Brasil

Grande ABC – Região terá mais três postos do Inamps: São Caetano, Diadema e Mauá.

Santo André – Servidores paralisam Secretaria de Serviços Urbanos em protesto contra a decisão de trabalhar aos sábados.

Ribeirão Pires – Merenda escolar incluirá leite de soja.

Rio Grande da Serra – Poluição de águas mata peixes.

Vestibulares – Direito de São Bernardo altera uma resposta.

Futebol – Telê Santana está de volta à Seleção Brasileira. Escolha foi decidida ontem pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

- Telê vai dirigir a Seleção que participará da Copa do Mundo, no México.

- O técnico já passou pela Seleção em 1982, quando a Itália foi campeã mundial na Espanha.

- O retorno de Telê ocorreu em 1985, para classificar o Brasil para a Copa.

Em 18 de janeiro de...

1916 – O diretor do Grupo Escolar de Santo André, em relatório, reclama contra a facilidade com que as crianças de tenra idade são admitidas aos trabalhos das diversas fábricas, com grave prejuízo da sua educação e saúde.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Bombardeadas posições alemães na estrada de Lille e ao sul de Thelus’.

1931 – Dois graves acidentes no Caminho do Mar, em São Bernardo:

- Próximo ao segundo arco, na altura do bairro dos Meninos (Rudge Ramos), em direção a Santos, quando fazia uma curva perigosa, capota o automóvel dirigido por Vicente Saviano, 32 anos. Morre o motorista e um dos quatro acompanhantes, Waldomiro de Castro. Os outros três ficaram feridos.

- Já o auto P-63, dirigido pelo capitão do 1º Regimento de Cavalaria, José Bernardo de Souza, 24 anos, tombou. Ficam feridos o condutor e Waldemar dos Santos, também de 24 anos, residente em São Caetano.

1931 – O bueiro da São Paulo Railway não resistiu às últimas enchentes no Centro de Santo André. A ferrovia resolveu modificar a sua abertura útil, mas só iniciou as obras nas vésperas das grandes chuvas. Resultado: uma grande enchente registrou-se nos primeiros dias de janeiro.

1961 – Lions de Santo André entrega um automóvel Dauphine a Sebastião Adalberto Tannini, sorteado em rifa promovida pelo clube em prol de obras de caridade.

Santos do Dia

- Santa Margarida da Hungria (1242-1270). Princesa, filha do rei do seu país. Tornou-se religiosa e uma das grandes místicas medievais da Europa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Prisca

- Liberato

- Amâncio

- Bv. Regina Prottmann

Hoje

- Dia Internacional do Riso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;