Turismo Titulo Barra do Una
Refúgio no litoral

Perto de Boiçucanga e Maresias, Barra do Una é a mais bela entre as belas praias do Estado de São Paulo; com clima de cidadezinha do Interior vira gigante quando o assunto é beleza

Por Marcela Munhoz
14/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Se a vida é feita de encontros, a natureza também oferece incríveis exemplos. Alguns deles podem ser contemplados em Barra do Una, praia do Litoral Norte de São Paulo, que integra a Costa Sul de São Sebastião. De carro, fica a cerca de duas horas e meia de Santo André – pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), altura do km 183. Ali estão os encontros entre as montanhas e a areia, entre o mar e o Rio Una. É de babar.

Apesar de não ser grande, vale a pena reservar uma semana para curtir o lugar. Separe alguns dias para praticar o ‘deboismo’ nas praias, incluindo a de Engenho. Ela fica um pouco afastada do centrinho, mas é mais reservada. Dá para alugar barracas de praia e cadeiras para passar o dia. Quem optar por curtir a praia do centro, a dica é levar algo para comer e beber. Há uma ou outra opção de serviço com petiscos e lanches, mas o preço – especialmente na alta temporada – é alto.

Barra do Una é conhecida pela calmaria do mar que a banha, o que para as crianças é ótimo. Dá para alugar prancha de stand up padlle e caiaque para praticar no rio ou no mar pelo preço de R$ 50 a hora. Por outro lado, quanto mais longe do encontro com o rio, mais forte o mar fica e é lá onde os surfistas fazem a festa. Quem gosta de velejar ou passear de iate vai contar com boa infraestrutura por conta de presença do Iate Club de Barra do Una, onde se concentra o maior número de barcos da Costa Sul de São Sebastião.

Programe-se para passeios a destinos próximos. Dá para reservar pacote para conhecer, entre outras, as ilhas Montão de Trigo, Couves, Gatos e Alcatrazes. Estes são locais recomendados para a prática de mergulho. Por alí dá para se aventurar em trilhas e praticar esportes radicais. Tem opções para todos os gostos. O que não faltam também são opções de hospedagem, que vão desde campings e pousadas simples até hotéis mais completos. Se for em turma, talvez valha mais a pena alugar uma casa e dividir as tarefas.

Como é tudo muito pequeno em Barra do Una, não há tantos restaurantes assim, mas isso não é problema. Perto da charmosa capela Nossa Senhora do Carmo e Senhor Bom Jesus, há um ou outro. Na mesma rua, inclusive, fica a casa noturna Balneário Praia (www.balneariopraia.com.br). Está sem pique para balada forte? Não se preocupe. Ouça de graça um sambinha do lado da igreja, tome um sorvete, compre um artesanato e seja feliz. Na Barra do Una não precisa de muito mais do que isso não.

DO LADO
BARRA DO SAHY. Tão bela quanto a vizinha Barra do Una, a do Sahy fica entre as praias Preta e da Baleia. Os rochedos do Canto Bravo formam piscina natural. Dá para passar o dia todo lá. Do outro lado, fica o Rio Sahy, cuja margem abriga a Capela da Vila Caiçara, construção do início do século e que vale a visita.

BOIÇUCANGA. Agitada e com centro comercial mais completo, dá para fazer um bom passeio pelo destino. Mas não demore muito nas compras: reserve um cantinho na praia para admirar o pôr do sol, conhecido como um dos mais espetaculares da região. Visita à Praia Brava também deve estar no roteiro.

PRAIA DA BALEIA. A areia clarinha e o mar bem azul e calmo atraem turistas de vários lugares para o local. Todos querem também um espaço na praia em frente à pequena ilha que dá nome ao destino por causa de seu formato peculiar. A Praia da Baleia é composta por muitas casas de veraneio e condomínios fechados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;