Cultura & Lazer Titulo
Morre Milton Banana, baterista da bossa nova
Do Diário do Grande ABC
15/05/1999 | 18:30
Compartilhar notícia


O baterista Milton Banana, de 64 anos, um dos músicos mais importantes da bossa nova, morreu neste sábado em sua casa, no Rio, onde se recuperava de uma cirurgia, segundo informou a Agência Brasil (Radiobrás). O sepultamento será neste domingo (16).

Banana, cujo nome verdadeiro era Antonio de Souza, nasceu em 1935 no Rio e despontou no cenário musical tocando nos conjuntos de Valdir Calmon e Djalma Ferreira no início dos anos 50. Em 59 participou da gravaçao do LP "Chega de Saudade", de Joao Gilberto, considerado um dos marcos da bossa nova. Ele também tocou no histórico concerto de bossa nova no Carnegie Hall em Nova Yorque em 1962.

Em março de 1963, o baterista participou de outra gravaçao antológica, o disco "Getz-Gilberto" que serviu para abrir de vez as portas dos Estados Unidos para a música brasileira, juntando o saxofonista Stan Getz, o casal Joao e Astrud Gilberto. Ao piano, Antonio Carlos Jobim.

No Brasil, o baterista deixou a sua marca à frente do Milton Banana Trio, conjunto de grande atividade nos anos 60 e 70, formado com o pianista Wanderley e o baixista Guará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;